Pular para o conteúdo
Colunas

Operárias de São Paulo iniciam greve, com o adesivo do #EleNão

José Carlos Miranda

José Carlos Miranda

José Carlos Miranda é ativista social desde 1981. Foi ferroviário e metalúrgico e faz parte da Coordenação Nacional da Resistência-PSOL.

Na sexta-feira, 28 de setembro, véspera dos atos nacionais organizados pelas Mulheres, pelo #EleNão, teve início uma greve na fábrica de embalagens de vidro Vitrale, na Zona Leste de São Paulo, onde as mulheres operárias somam 90% da força de trabalho.

Às 06h30, na porta da fábrica, o sindicato distribuía um boletim específico, com reivindicações apresentadas há meses aos patrões.

Ao mesmo tempo, militantes do PSOL e da corrente Resistência, como a diretora do Sindicato Cacilda de Paula, apresentavam às operárias Silvia Ferraro, candidata ao Senado e João Zafalão, candidato a deputado estadual, que estavam presentes.

As 07 horas, a sirene do início da jornada tocou mas, como é tradição daquela fábrica, as operárias entraram, vestiram o uniforme de trabalho e praticamente todas retornaram para o lado de fora, para a assembleia. Em conversas miúdas, aguardavam o início da reunião, quando uma operária tomou a palavra e disse: “não aguentamos mais vamos ficar aqui fora até “eles” nos atenderem, não aguentamos mais enrolação”.  E assim se seguiram várias companheiras, muito revoltadas e indignadas com a situação, e exigindo a presença do Sindicato.

E assim, por unanimidade, votaram aprovando uma paralisação, enquanto não houvesse negociação.

Foi incrível a disposição e coragem das operárias. Começaram a cantar, a conversar com a Silvia, fizeram “live” e praticamente todas e todos pegaram os adesivos do PSOL com os Slogans #EleNão #EleNunca e botaram no peito.

Vale ressaltar que há muito tempo esta fábrica não faz greve, ao menos nos últimos 15 anos, com certeza. Ficou clara e evidente a força e disposição das mulheres.

A força da assembleia e a coragem das mulheres foi um aviso do grande ato contra o reacionário Bolsonaro no dia 29, com milhares nas ruas.

Foto: José C. Miranda. A foto recebeu um filtro, para proteger a identidade das trabalhadoras, evitando perseguições.

Marcado como:
#elenão / greve / mulheres