Pular para o conteúdo
BRASIL

O que está por trás da suposta briga entre Bolsonaro e seu vice?

Ademar Lourenço*

Mourão disse que famílias sem pai são fábricas de bandidos e que o 13º salário deveria acabar. Bolsonaro depois desmentiu. Em quem acreditar? A turma do “votou em Dilma votou em Temer” vai dizer agora que vice não importa?

Parece que a disciplina militar não está sendo bem aplicada. Ou será que o general Mourão anda insatisfeito em ser apenas vice do capitão Bolsonaro? Afinal, Mourão tem patente mais alta, já foi do comando do Exército e já foi presidente do Clube Militar. Bolsonaro sempre foi visto como um “elemento instável” pelos os generais. Se Bolsonaro for eleito e enfrentar uma forte oposição, o risco de Mourão assumir é real. E pode ser pela via de um golpe. Afinal, o general Mourão já falou em intervenção militar.

Mas tudo pode ser jogo de cena também. A tarefa de Mourão pode ser falar aquilo que os empresários e setores conservadores querem ouvir. Quando algum candidato fala em cortar direitos trabalhistas, os patrões ficam dispostos a financiar a campanha. Quando alguém fala algo machista, racista e homofóbico, a turma mais fascista já fica logo assanhada. Aí é so o Bolsonaro desmentir depois para não perder votos no público mais moderado. Assim cada um entende o que quer e os dois públicos ficam satisfeitos. Uma jogada arriscada, mas muito inteligente. Típico do moralista hipócrita, que conta uma piada racista e depois diz que “era só brincadeirinha”.

Parece que o economista de Bolsonaro, Paulo Guedes, entrou na brincadeira. Disse que quer cobrar 20% de imposto de renda de todos os brasileiros, inclusive de quem hoje é isento. Também falou em recriar o imposto do cheque, o CPMF. Bolsonaro desmentiu depois, dizendo que não quer aumentar impostos dos mais pobres. No meio da bagunça, Bolsonaro pode fazer o que quiser depois de eleito e ainda dizer que cumpriu as promessas de campanha.

Esta é uma possibilidade. A outra é que o grupo do Bolsonaro é uma bagunça mesmo e ali cada um faz o que quer. Nesse caso, pode ser pior. Se Bolsonaro não consegue por rédea em uma equipe de três pessoas (ele, o vice e o economista), como vai conseguir comandar um governo inteiro?

Se for jogo de cena, isto mostra como Bolsonaro é desonesto. Se for realmente um caso de equipe mal coordenada, é pior. Mostra que Bolsonaro está longe de ser o macho alfa que impõe autoridade sobre todos em sua volta. Se não tem o respeito nem dos mais próximos, terá o respeito de um país inteiro?

Foto: wikicomons

*Esse artigo representa as posições do autor e não necessariamente a opinião do Portal Esquerda Online. Somos uma publicação aberta ao debate e polêmicas da esquerda socialista