Pular para o conteúdo
MUNDO

Uma época de turbulência!

Lal Khan, do Paquistão

A invenção e o frequente uso do termo “não é um acidente”, ou “uma acusação política na internet”. Tal é a condição patética da intelligentsia no Paquistão e em todo o mundo onde expor as duras realidades é considerado pessimismo. Colocar uma alternativa revolucionária como uma solução radical e duradoura é chamada de utopia na melhor das hipóteses e insanidade em geral. Notícias falsas, as ”Fake news” são o único otimismo possível aqui. Esta situação é o resultado de uma agravante e prolongada crise do sistema capitalista em escala mundial que poucos na mídia corporativa e na “intelligentsia” admitem. O ano de 2018 marcou o maior número de pessoas, mais de 820 milhões, que sofrem de fome e semi-fome no planeta, de acordo com um relatório obviamente conservador da ONU. E não é apenas a miséria e privação da pobreza, mas violência sem precedentes, terror, derramamento de sangue, guerras por procuração, instabilidade e turbulência na economia mundial, guerras comerciais, angústia social, convulsões em massa e relações mundiais bumeranguesas.

No entanto, os sérios analistas e estrategistas burgueses parecem preocupados com o cenário. A revista Time escreveu:

“Os mercados estão em alta, mas as divisões estão se aprofundando entre os cidadãos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A democracia liberal atualmente tem menos legitimidade do que em qualquer época desde a Segunda Guerra Mundial, e a ordem global está se desfazendo. Houve muita turbulência na política internacional nos últimos 20 anos, mas 2018 parece especialmente maduro para uma crise inesperada – o equivalente geopolítico do colapso financeiro de 2008. Governos, partidos políticos, tribunais, a mídia e instituições financeiras, que apoiam e sustentam a paz e a prosperidade, continuam a perder a credibilidade pública da qual depende sua legitimidade ”.

A chegada de Donald Trump na presidência dos EUA exacerbou essas contradições. A pesquisa anual patrocinada produzida pelo CFR (Center for Preventive Action), escreveu este ano:

“Os EUA são hoje o ator mais imprevisível do mundo hoje, e isso causou profundo desconforto … Você costumava ser capaz de colocar os EUA de lado e mantê-lo constante, e olhar para o mundo e localizar onde estavam as maiores fontes de imprevisibilidade e insegurança. Agora você precisa incluir os EUA nisso. … Ninguém tem alta confiança de como nós [americanos] reagiríamos em qualquer situação, dada a forma como as pessoas avaliam esse presidente… Este presidente talvez acolha este desenvolvimento como ele escreveu em 2015: ‘Eu não quero que as pessoas saibam exatamente o que eu estou fazendo – ou pensando … Isso os mantém fora de equilíbrio.”

Durante o inverno de 2008-9, a sua produção industrial e comercial, colapsou a um ritmo mais rápido do que durante a Grande Depressão. Nos dez anos desde então, a economia capitalista mundial só cambaleou com taxas de crescimento e investimento lentas e à custa de uma acumulação maciça de dívida corporativa. A dívida global agregada acumulou agora um montante colossal de 247 trilhões de dólares, equivalente a quase 250% do PIB mundial.

Os últimos resquícios dos acordos liberais de pós-guerra estabelecidos na ascensão do capitalismo, que foi principalmente a conseqüência da destruição em massa e depois a reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, estão finalmente sendo eliminados. As concessões dadas para dissipar os movimentos do pós-guerra dos trabalhadores e da juventude que as classes dominantes tiveram que renunciar com relutância; tais como os cuidados de saúde gratuitos, habitação social, subsídio de desemprego, educação universitária gratuita, pensões decentes, cuidados a idosos e o estado de bem-estar social estão a ser desmantelados. Durante décadas, a classe dominante se preocupou com essas reformas conquistadas pelos trabalhadores e pela sociedade. Com pressa indecente, essa teia está sendo arrancada.

A economia capitalista mundial tem lutado por dez anos para sair da recessão do crash de 2008, mas não conseguiu um crescimento e desenvolvimento  econômico saudável e estável. Mesmo as atuais taxas de crescimento relativamente altas com o impulso “bombado” de Trump nos EUA, são frágeis e temporárias. Apesar da “flexibilização quantitativa” (a impressão de dinheiro indocumentado dos bancos centrais) no valor de US $ 3,7 trilhões nos EUA, a queda nas taxas de lucro manteve os investimentos produtivos paralisados. Em vez disso, uma enorme quantidade de dinheiro solto está circulando, salgada em terras, propriedades, obras de arte e uma orgia de ativos predatórios. O déficit acumulado no aumento da produção mundial, em comparação com as projeções da taxa de crescimento anterior, foi calculado em 8,4% – equivalente ao desaparecimento de toda a economia alemã.

Níveis sem precedentes de dívidas corporativas estão pressionando a crise de crédito chinesa. A escalada da guerra comercial global provocada por Trump está tocando os sinos de alerta nos bastiões das potências capitalistas – leste e oeste. Os governos nacionais entraram em uma espiral descendente de protecionismo, tarifas e desvalorizações competitivas. No caso de um novo crash, com taxas de juros próximas de zero, quase não resta margem para ajustes na política monetária; e com a dívida global já em níveis recordes, os estados relutam em tomar empréstimos.

Os partidos políticos de longa data em toda a Europa e além estão eclipsando. Os partidos nacionalistas conservadores e social-democratas dominantes abraçaram a austeridade viciosa e políticas neoliberais. As classes dominantes exploraram o apoio de elementos de classe média e atrasados ​​em ruínas de partidos conservadores chauvinistas. A burguesia, desta vez, está evitando ditaduras militares diretas e apoiando partidos reacionários, como BJP (Índia), islâmicos e liberais religiosos-liberais, por exemplo. PTI no Paquistão. Na Europa, o UKIP, a Front National, a Liga, a AfD, são partidos neofascistas.

O capitalismo declinou de um sistema progressista em seu início e na última parte do século XIX entrou em uma ordem regressiva. As “revoluções” científicas e tecnológicas do vapor à eletricidade, telégrafos, ferrovias, linhas de transporte industrial, automação, computadores, Internet e agora o advento da Inteligência Artificial e outras invenções e descobertas desempenharam um papel crucial que levou a um rápido crescimento da produção industrial. No entanto, essas maravilhas tecnológicas permaneceram em algemas da burguesia para aumentar suas taxas de lucro e intensificar a exploração. As massas sofrem cada vez mais privações e miséria.

Hoje, oito indivíduos possuem mais riqueza do que sete bilhões de almas humanas. Este sistema tão desumano está arruinando a existência da humanidade. Sua transformação socialista através de uma insurreição revolucionária é a única perspectiva genuinamente otimista.

Artigo publicado originalmente em marxistreview

Marcado como:
economia / paquistão