Pular para o conteúdo
BRASIL

Militantes do PT de Sergipe declaram apoio às candidaturas do PSOL

Por: Igor Bayma, de Aracaju (SE)
Reprodução/Facebook

Na noite desta segunda-feira, 03, o presidente da CUT Sergipe, Rubens Marques, o “Dudu da CUT”, publicou em seu perfil no Facebook uma carta declarando apoio às candidaturas da professora Sônia Meire ao Senado, e de Márcio Souza ao Governo do Estado, ambos do PSOL.

O PT sergipano resolveu se coligar com o MDB e o PSD no estado, partidos que articularam o golpe parlamentar e que votaram o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef. Jackson Barreto (MDB) e Belivaldo Chagas (PSD, ex-PMDB), são os candidatos ao Senado e ao Governo, respectivamente, pela coligação que conta com Eliane Aquino (PT) como vice-governadora.

Além do presidente da CUT, outros dirigentes sindicais ligados ao Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe) e conhecidos dirigentes do PT e da corrente Articulação de Esquerda compartilharam o texto em suas contas nas redes sociais.

Leia a carta na íntegra:

“O MEU VOTO NESSAS ELEIÇÕES
Milhões de militantes como nós saíram às ruas para evitar que a democracia brasileira ainda em estágio de consolidação, sofresse retrocesso a partir do golpe contra a presidenta Dilma, que fora eleita democraticamente com mais 54 milhões de votos.

Construímos um processo amplo de resistência tendo os movimentos sindical e social como atores dessa saga que desembocou na retirada de direitos, é verdade, mas não temos dúvidas de que poderia ter sido bem pior se não fosse a ação combativa da classe trabalhadora.

O Partido dos Trabalhadores foi a principal vítima do golpe. Teve uma presidenta honesta impedida de continuar no cargo, e sua maior liderança política presa porque “cometeu o crime” de retirar milhões de brasileiros da miséria absoluta e oferecer oportunidades e esperança para tantos outros. Nesta luta, muitos que se apresentam como aliados do Partido dos Trabalhadores em Sergipe se omitiram, dissimularam, votaram contra os trabalhadores e pelo impeachment.

Partidos como o PMBD, PSD, PSB, PSDB, PSC, entre outros que articularam e votaram pelo impeachment, hoje se apresentam como representantes do povo. Nesta luta, além do PT outros militantes de esquerda, apesar das divergências, estiveram conosco na trincheira contra o golpe.

Coerente com o que pensamos e defendemos, em Sergipe apresentamos os nomes do companheiro prof. Dudu e do companheiro Joel Almeida para cargos majoritários no PT. A pretensão era abrir o debate no partido para esse momento histórico. Propomos um plebiscito para ouvir a militância, mas a maioria que dirige o partido descumpriu o estatuto e não o fez.

Queríamos que um companheiro ou uma companheira do partido, de qualquer tendência assumisse essa tarefa, mas a opção aqui, diferente do que ocorreu nacionalmente, foi de caminhar junto com os partidos articuladores do golpe. Hoje a população brasileira já mostra que quer derrotar os golpistas e é por isso que Lula é líder isolado nas pesquisas, mesmo sendo um preso político, e o PT Nacional está firme na luta para garantir que o petista possa concorrer às eleições e seja eleito Presidente do Brasil a partir de primeiro de janeiro de 2019.

A maioria que dirige o PT sergipano fez opção de compor chapa com partidos golpistas, em detrimento de uma candidatura própria, que no pior das hipótese sairia das eleições em 7 de outubro com a militância unificada e pronta para as futuras batalhas.

Somos petistas, acreditamos na força de sua militância, acreditamos na eleição da chapa Lula/Haddad para encerrar esse cículo de tortura. Dessa forma, votaremos nas candidaturas petistas, e nos espaços em que o PT se aliou a candidatos de partidos que apoiaram o golpe, votaremos nas candidaturas de esquerda anti-golpistas:

Lula/Hadad – Presidente – 13 (PT)

Iran Barbosa – Estadual – 13900 (PT)

Ângela Melo – Federal – 1390 (PT)

Rogério Carvalho – Senador – 131 (PT)

Sonia Meire – Senadora – 500 (PSOL)

Márcio Souza – Governador – 50 (PSOL)

Seguiremos lutando ao lado da classe trabalhadora e disputando os rumos do PT em Sergipe, esse instrumento
 fundamental para construirmos uma sociedade justa e igualitária.

Rubens Marques de Sousa (Dudu)”

A carta também pode ser lida diretamente no perfil do Facebook

 

Marcado como:
eleições 2018 / psol / pt