Pular para o conteúdo
MUNDO

A globalização dos incêndios

Por: Claudio Testa*

Dois anos e meio após a “Cúpula Mundial sobre Mudança Climática”

As catástrofes ecológicas se agravam e se multiplicam

Não vamos culpar a Deus nem ao Diabo. Nem nos preocupemos em orar e/ou fazer feitiços para ganhar o favor de ambos os personagens. Os responsáveis são homens. Ou, mais precisamente, os homens que enchem seus bolsos envenenando a atmosfera, como os gratos acionistas das mineradoras de carvão dos Estados Unidos, a quem Trump deu rédea solta. Ou os empresários que estão destruindo os mares e oceanos jogando fora seu lixo industrial, pelo qual apenas 13% do total da água oceânica no mundo permanece em estado virgem. (revista Current Biology, UK, 26/jul/2018).
Mas o mais espetacular das últimas semanas tem sido os casos de superaquecimento, que também causaram incêndios com inúmeras vítimas fatais em vários países do hemisfério norte, onde hoje é verão. Como veremos, isso é derivado, por um lado, da continuidade do crescimento das temperaturas. Além disso, por outro lado, da exploração catastrófica de terras e florestas, que o capitalismo – baseado em lucros máximos – executa sem controle. Esta é uma combinação incendiária, no sentido literal da palavra.

A conclusão é que o capitalismo e seus governos – de um Trump que nega a mudança climática, a ecologistas “pour la gallerie” da União Européia – não fazem nada coordenadamente para lidar com esse perigo que ameaça a existência mesma da humanidade.

Explodem os termômetros

De fato, este verão boreal seria um dos mais insuportáveis. Se tem batido recordes de temperatura, global e localmente. No geral, estima-se que julho passado foi o mais quente no hemisfério norte nos últimos 260 anos (BBC News, 25/07/2018).

Mas isso é apenas uma média. Não expressa em toda sua magnitude os picos atingidos pelo aquecimento. As Ilhas Britânicas, por exemplo, atingiram níveis de temperatura sem precedentes em 400 anos (BBC, cit.)

Um recorde surpreendente também foi alcançado pela Sibéria polar, que em alguns dias de julho atingiu 37 graus de temperatura.

Longe dali, embora também no continente eurasiano, se quebravam outros recordes. A capital da Geórgia, Tbilisi, atingiu o máximo histórico de 40,5ºC em 4 de julho.

No continente americano, o Canadá não ficou atrás: “Na capital do país, Ottawa, na província de Ontário, com o método combinado de medição de umidade e temperatura (sensação térmica) foi atingido 47°C em 2 de julho.” (BBC News, 14/07/2018)

Mais ao sul, na Califórnia, a cidade de Chino, perto de Los Angeles, registrou sua maior temperatura na história: 48,9ºC. Na Universidade da Califórnia, a temperatura chegou a 43,9ºC. É a maior registrada em 79 anos.

E assim os números recordes continuam, enquanto vamos andando ao redor do globo. Na África, a maior temperatura do continente ocorreu em Ouargla, norte da Argélia, em 5 de julho. Os 51,3°C foram atingidos. Este também é um registro histórico.

Comentando esse recorde, Matt McGrath, especialista em Meio Ambiente da BBC, enfatiza que isso não é uma peculiaridade da região: “A explicação, no caso da África, é parte do que vem acontecendo em várias partes do mundo”, diz . “A Argélia tem visto um aumento nas temperaturas nos últimos 30 anos, especialmente devido ao efeito de ondas de calor que dobraram em intensidade e duração desde 1988”.

“Na verdade, os pesquisadores acreditam que a Argélia é um dos lugares mais afetados pela mudança climática. Um estudo de 2014 do Banco Mundial sugeriu que as temperaturas mais altas no norte da África ocorreriam na Argélia “, acrescentou. “Se o planeta não conseguir reduzir suas emissões de CO2, a Argélia poderá ver suas marcas de termômetros aumentarem até 8ºC até o final deste século”, alertou.

Mas esses casos que comentamos não são exceções. Da mesma forma no Reino Unido, Noruega, Suécia, Austrália, Japão e ao redor do Mar Cáspio, novos registros de temperaturas e/ou sensação térmica foram quebrados.

Também ardem os bosques

O que é comum entre a Grécia, a Califórnia, o Canadá e outros países e regiões castigados com temperaturas recordes? Que se tiverem a sorte (ou o infortúnio) de ter grandes e belos bosques, neles incêndios catastróficos explodem espontaneamente e, além disso, difíceis de extinguir.

Nesta temporada, em muitos países e regiões, da Califórnia à Grécia, esses incêndios têm acontecido com muitas vítimas.

Incêndios florestais iniciados espontaneamente por altas temperaturas, são muito mais difíceis de controlar e extinguir do que aqueles originados, por exemplo, em algum descuido humano. É que, nos primeiros os focos de fogo tendem a se reproduzir e se espalhar de forma imprevisível.

Isso pode ser perigosíssimo em áreas habitadas, como o foi especialmente na Grécia. Os habitantes da área e os próprios bombeiros podem encontrar-se inesperadamente cercados, sem possibilidade de fuga e sobrevivência. É por isso que neste verão, na Grécia, na Califórnia e em outras regiões, o número de vítimas aumentou dramaticamente.

Por que esse perigo (e suas vítimas) vão se multiplicando?

Esta é outra consequência da fome insaciável do capitalismo por lucros. Paradoxalmente, o desmatamento das florestas não diminui o perigo de incêndios florestais devastadores, pelo contrário, aumenta-o.

É que o desflorestamento, o desmatamento indiscriminado e desmedido de bosques, colocam simultaneamente em perigo os setores que não foram cortados.

Como um estudo recente aponta, “o desmatamento das florestas interrompe o padrão regional de chuvas. Quando as árvores da floresta são cortadas, além de liberar carbono na atmosfera, menos vapor de água sai … As florestas usam a água para se refrescar e ao redor, liberando umidade na atmosfera que depois de alguns dias cai sob a forma de chuva a uma distância próxima ou distante, dependendo da velocidade do vento. […] Em particular, é a evaporação da água e a transpiração das plantas na superfície terrestre, que contribui em média para 63% das chuvas na terra … “(EFE, Roma, 20/07/2018).

As altas temperaturas então impactam na terra e nas florestas parcialmente cortadas e, portanto, muito mais secas. Isso é especialmente pior em áreas habitadas. É uma combinação mortal que leva a tragédias como a da Grécia.

Há dois anos e meio dos “Acordos de Paris”… sem qualquer melhoria

Há dois anos e meio, em dezembro de 2015, a COP21 fse realizou em Paris, a última “Cúpula sobre Mudanças Climáticas”, patrocinada pela ONU.

Em torno dessa cúpula foi criado um espectacular “teatro”. Se fez crer a grande parte do planeta que finalmente iriam tomar medidas para evitar um Apocalipse ecológico, que ameaça a própria existência da humanidade. De nossa parte, cumprimos o dever de dizer a verdade sobre aquela reunião muito divulgada, mesmo que fossemos considerados chatos e estraga festas permanentes.

Relembremos a definição que fizemos do documento acordado nessa Cúpula, denominado “Convenção-Marco sobre Mudança do Clima”: “Uma farsa diplomática que pode ter conseqüências trágicas para a humanidade a longo prazo”. E explicamos nossa denúncia e rejeição:

“No último final de semana, a COP21, a última Cúpula da Mudança Climática, terminou em Paris. Infelizmente, a ameaça que as mudanças climáticas causadas pela poluição implicam para a sobrevivência da humanidade, não teve uma resposta séria, a ltura deste difícil desafio.

“A Cúpula do Clima anterior, realizada em Copenhague em 2009, teve um fim vergonhoso, uma desarticulação das delegações, sem chegar a acordos para enfrentar esse perigo cada vez mais evidente …

“Agora, seis anos depois, os governos, em primeiro lugar os EUA, a China e a União Européia, não podiam repetir um resultado semelhante, nem tampouco repetirem os desentendimentos. Teriam sido incinerados à vista de todos!

“Mas o principal trabalho desses personagens é colocar a máscara mais conveniente de acordo com as circunstâncias. Então, todos eles, da noite para o dia, se tornaram “ambientalistas”. E a Cúpula COP21 terminou em um show de mídia, que não deixava nada a invejar na entrega do Oscar.

“Como um comentarista disse mais tarde: «Antes de tudo que pareça que os governos fazem algo para lutar contra a mudança climática. Porque a primeira coisa é preservar as boas intenções dos governantes, alimentar a ideia de que são pessoas preocupadas com o meio ambiente e com o bem-estar das pessoas. Então, temos as fotos ridículas nas capas, com os líderes de mãos dadas e levantando os braços. E manchetes eufóricas sobre um acordo que não deve ser chamado de histórico, mas histriônico, porque se algo deu um salto qualitativo aqui foi a teatralidade dos governos».

“Efectivamente, a diferencia de Copenhague, aquí se salió con un papel firmado, la «Convención-Marco sobre el Cambio Climático». Después de trabajosas deliberaciones, firmaron el 12 de diciembre 32 páginas donde se detallan medidas para la «mitigación» de las «emisiones anuales mundiales de gases de efecto invernadero»… para «poder mantener el aumento de la temperatura media mundial por debajo de 2ºC con respecto a los niveles preindustriales, y de seguir esforzándose por limitar el aumento de la temperatura a 1,5ºC», etc., etc….

“De fato, ao contrário de Copenhague, aqui saiu um documento assinado, a “Convenção-Marco sobre Mudança do Clima”. Após cuidadosas deliberações, no dia 12 de dezembro eles assinaram 32 páginas detalhando medidas para a “mitigação” das «emissões anuais globais de gases de efeito estufa»… para «poder manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2ºC com em relação aos níveis pré-industriais, e continuar lutando para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC», etc., etc …

“Nada a festejar…

“No entanto, se você ler atentamente as 32 páginas dessa” Convenção-Marco “- redigidas em linguagem diplomática ambígua, onde se pode ler “branco” mas também “negro” – a conclusão é que não há muito o que comemorar …

“Vamos começar com a dissecação da enviasada citação acima. O que o mundo está se jogando? O que nós pretendemos? A limitar o aumento da temperatura média mundial a 1.5ºC ou 2ºC?

“Isso pode parecer uma discussão ociosa, mas não é. Especialistas da área concordam que um aumento de 2ºC na temperatura média mundial já poderia implicar em mudanças catastróficas, entre elas o já mencionado derretimento do gelo.

“O fato é que a Cúpula das Mudanças Climáticas em Paris não estabeleceu uma meta categórica e obrigatória, mas sim «continuar a se esforçar para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5ºC». Em outras palavras, uma expressão de desejos … Algo assim como: «Tomara eu queime a gordura do Natal!».

“Mas, nem os 2°C são o “teto” do aquecimento global estabelecido imperiosamente em relação à era pré-industrial. Como não há medidas drásticas – isto é, medidas revolucionárias e não “evolutivas” -, isso pode ir além. A história de não conformidade e/ou a não aceitação de acordos anteriores, como o Protocolo de Kyoto de 1997, nos torna razoavelmente pessimistas nesse sentido.

É que a medida fundamental (embora não a única) para enfrentar o aumento da temperatura média global é reduzir drasticamente as emissões dos gases de efeito estufa que causam o aquecimento global: dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e gases industriais fluorados.

“Pero esto exigiría una transformación revolucionaria de la producción industrial y del transporte –en primer lugar en los dos grandes envenenadores del mundo, Estados Unidos y China–, que además golpearía directamente los intereses de las petroleras y otros sectores mineros e industriales.”

“Mas isso exigiria uma transformação revolucionária da produção industrial e do transporte – em primeiro lugar pelos dois maiores envenenadores do mundo, os Estados Unidos e a China – o que ademais atingiria diretamente os interesses das empresas petrolíferas e de outros setores industriais e de mineração”.

E finalizávamos dizendo:

“O capitalismo não pode ir além da luta mais feroz por lucros. Após esse objetivo, erigiu estados imperialistas que desencadearam guerras mundiais que custaram dezenas de milhões de vítimas. Para isso, ele escravizou (e continua a escravizar) outros povos. Mas agora, quando a humanidade enfrenta uma ameaça sem precedentes, não é capaz de mover um dedo.

“Portanto, enfrentar esse perigo consequentemente, implica necessariamente a luta por uma nova sociedade. Acabar com o capitalismo, impor revolucionarioamente uma sociedade socialista, é a única garantia de que a humanidade poderá se unir para enfrentar essa ameaça mortal”.

Infelizmente, os fatos nos deram razão: não há um esforço mundial sério para lidar com essa questão que acabará sendo de vida ou morte.

Trump agrava ainda mais o cenário

Para concluir, vamos enfatizar que Trump fez o cenário piorar muito mais. À frente do imperialismo ianque está um negador da mudança climática. Estreitamente relacionado à indústria mais poluidora, a do carvão, Trump deixou de lado a máscara hipócrita do “progressista” Obama.

Trump defende a “liberdade de empreender” … para envenenar o mundo e levar a humanidade a uma catástrofe ecológica. Tudo por causa dos bolsos sagrados de seus parceiros e amigos.

Portanto, mais do que nunca, a luta para salvar a humanidade deste perigo mortal é inseparável da luta por um novo sistema social: acabar com o capitalismo e impor uma ordem socialista.

*Originalmente publicado em https://socialismooubarbarie.org

Marcado como:
Meio ambiente