Pular para o conteúdo
MUNDO

O protesto do arantino na Sicília

Por: Rogério Gonçalves de Freitas

A histeria contra os imigrantes tem aumentado no mundo e no Brasil nos últimos tempos. Manifestações de apoio aos imigrantes também cresceram e representam sentimentos genuínos daqueles que pensam que os sonhos de pessoas não são ilegais e que toda solidariedade e acolhimento são armas imperiosas contra a xenofobia. A Itália passa neste momento por uma situação dramática: mais de 150 refugiados estão impedidos de desembarcar em solo italiano. Eles foram pegos pela guarda costeira em Catania, na Sicília, sul da Itália. Algumas crianças já desnutridas e fracas, por causa da viagem, foram libertadas, mas a maioria dos refugiados encontram-se presos no navio da guarda chamado U. Diciotto.

Na noite desta quarta-feira 22.08, algumas centenas de trabalhadores, estudantes e ativistas em defesa dos refugiados tiveram uma ideia alla italiana para protestar: levaram simbolicamente arantino para oferecer aos refugiados presos no navio. O arantino ou arantinu no dialeto siciliano é uma das especialidades mais características da cozinha regional siciliana, além de ser uma comida de rua muito popular na maior ilha do mediterrâneo. É um salgado (coxinha italiana) que têm dois tipos mais populares: o primeiro recheado de molho de carne (Ragu), ervilhas e caciocavallo (queijo maturado de vacas especiais). O segundo recheado com presunto e muzzarela. Uma delícia! O protesto do arantino revela uma excelente manifestação de resistência envolvendo comida. A mais clássica manifestação que conhecemos e envolve alimento, na verdade a ausência dele, é a greve de fome, bastante utilizada em protestos em todo o mundo.

Porém, associar o arantino com uma luta justa e solidária contra qualquer forma de racismo é maravilhoso. Os manifestantes afirmam que o arantino representa um símbolo de hospitalidade e amizade entre várias pessoas. Eles compartilham neste ato, o valor da compreensão e o acolhimento para com os refugiados.

O protesto do arantino está sensibilizando muitos italianos e várias pessoas de outras partes do mundo. Só não está agradando o vice primeiro ministro Salvini, o qual tem se posicionado contra o desembarque dos refugiados. Uma recente publicação de Salvini nas redes sociais expressou sua opinião sobre a prisão dos refugiados pela polícia costeira: “Honra aos nossos homens e as nossas mulheres que defendem o nosso país e nossos confins via mar, terra e céu (#primeiroositalianos)”. Se de um lado, o comentário de Salvini gerou revolta em muitos italianos, de outro, teve apoio de setores reacionários da população, pois alguns comentários desumanos foram feitos contra as crianças refugiadas, “as crianças vão crescer. Melhor matá-las logo1. Matteo Salvini é vice-primeiro ministro italiano e um dos líderes do partido Liga Norte, maior partido de extrema direita na Itália. A Liga Norte reivindica a independência de uma região geográfica e institucionalmente inexistente, a Padania. A Liga é de tem forte discurso anti-imigração, abomina o aborto e o casamento gay. Desde 1992 este partido vem crescendo seja na câmara que no senado italiano. Nas últimas eleições para o parlamento europeu, em 2014, a Liga elegeu 5 parlamentares, suficiente para o estabelecimento de uma grande aliança com o partido francês de Marine Le pen, da Frente Nacional (Front National) e do partido da Liberdade da Áustria-FPO (Freiheitliche Partei Österreichs) de Heinz-Christian Strache.

O Ministro do Desenvolvimento Econômico, Luigi di Maio, um dos líderes do movimento reformista 5 estrelas afirmou, sobre a situação dos refugiados, que se a União Europeia não se posicionar sobre o caso imediatamente e resolver como fará a redistribuição de refugiados para outros países da Europa, a Itália não estará mais disposta a dar 20 bilhões a União Europeia2. Enquanto isso, os refugiados continuam presos pela polícia italiana de imigração no navio a espera de uma decisão do governo italiano.

Mesmo com a ascensão do ódio contra imigrantes no mundo, a solidariedade, a criatividade e a iniciativa dos sicilianos em realizar um importante protesto a favor da liberdade dos refugiados, alimenta literalmente, o amparo, a esperança e companheirismo.

Aprende-se na Itália que a palavra companheiro significa compagno que por sua vez quer dizer com o pão, isto é, dividir o pão!

No protesto siciliano, companheirismo agora tem haver com arancino!

Por fim, compartilhamos a receita do arantino ( Com conselhos de Rafhael Varela e adaptação do blog Gialo Zafferano):

1) Ingredientes para o arroz: 1 Kg de arroz para risoto ; 2 L de água ; 50 g de manteiga ; 10 g de sal ; 3 dados de brodo; 2 colheres de zafferano (se não tiver pode colocar um pouco de molho de romate para colorir o arroz); 2) Ingredientes para o ragu de carne: 200 g de picadinho moído de porco ; 300 g de picadinho bovino ; 1 cebola ; ½ salsão ; 1 cenoura ; ½ copo de vinho tinto ; 3 colheres concentrados de molho de tomate ; 3 copos de água ; 2 folhas de louro ; 200 g de ervilhas congeladas ; sal e pimenta ao gosto ; 3 colheres de sopa de óleo; 3) Ingredientes para o recheio: 100 gramas de muzzarela; 4) Ingredientes para empanar: 400 g de trigo; 600 ml de água; uma pitada de sal; farinha de rosca; óleo normal de girassol para fritar.

Preparação do arantino al ragù:

a) Primeira coisa é fazer o arroz: encher a panela com água, colocar o dado de brodo, sal e manteiga.

b) Quando a água começar a ferver girar bem os dados e ver se estão dissolvidos, depois acrescentar o arroz, mexer bem e esperar que a água volte a ferver.

c) Quando o arroz tiver sido cozido, isso levará mais ou menos 40-40 minutos, adicione mais um pouco de manteiga.

Enquanto o arroz esfria é necessário preparar o ragu para o recheio do arantino:

  1. Em uma panela com laterais altas despeje as colheres de azeite, adicione uma cebola picada, salsão, cenoura e refogue com fogo baixo por alguns minutos.

  2. Em seguida adicione o picadinho misto, misture com vinho tinto, aumente o fogo e deixe evaporar.

  3. Adicione o extrato de tomate que você derreteu em um copo de água, gire bem tudo e coloque as ervilhas e o louro.

  4. Junte agora o último resto da água, cozinhe tudo em fogo baixo ( o ragu deve resultar cozido e denso e não aquoso). Depois de pronto deixe esfriar.

Composição do arantino

a) Pegue um pouco de arroz com uma colher e coloque-o na palma da sua mão; b) Com os dedos, alise-o para fora e forme um recesso e, no centro deste lugar, uma colherada de recheio de carne e a muçarela; c) Agora umedeça suas mãos uma de cada vez e comece a fechar o arancino girando-o nas palmas das mãos e tentando alongar a parte final para apontar a característica original do arancino siciliano. No entanto, se for muito complicado na primeira vez, você também pode fazê-los circularmente, no formato de uma laranja; d) Continue desta forma até que os ingredientes estejam completos; e) Quando todos os seus arancini estiverem prontos, prepare a massa com a água, a farinha e a pitada de sal, tome cuidado para não formar caroços na massa; f) Mergulhe o arancini nesta massa e passe-os na farinha de rosca; g) Quando todos os arancini com molho de carne estiverem bem empanados, fritar com bastante óleo, não ponham mais que dois de cada vez, para que cozinhem bem e rapidamente; h) Escorra e coloque-os em um prato coberto com papel absorvente; i) Sirva quente.

 

Marcado como:
Itália