Nota do editor: Artigo sobre o poderoso movimento dos estudantes em Bangladesh escrito por Lal Khan teórico e dirigente marxista paquistanês da organização The Struglle (A Luta).
O movimento de estudantes que começou em 29 de julho após a morte de dois estudantes em um trágico acidente de carro em Daca se espalhou para quase todas as principais cidades do país. Milhares de estudantes de escolas e universidades, indignados sitiaram as ruas da capital Daca por uma semana exigindo segurança nas estradas em todo o país. Em poucos dias, o entusiasmo e a militância abalaram o despótico regime “democrático” da Liga Awami da Primeira-Ministra Hasina Wajid (AL), o partido da burguesia nacional de Bangladesh. Este movimento demonstra mais uma vez que os processos moleculares no útero de uma sociedade em crise e as contradições socioeconômicas que fervem abaixo da superfície podem de forma abrupta irromper em uma explosão vulcânica. Qualquer evento ou questão importante pode desencadear o surto de queixas acumuladas pela juventude e os oprimidos até então inertes. As questões podem ou não estar diretamente ligadas à luta de classes.
O regime saiu com brutalidade para esmagar o heróico movimento dos estudantes. Um estudante universitário, sob condição de anonimato, disse ao jornal Bangladesh Daily Star:
“Às 12h30, a polícia começou a disparar bombas de gás lacrimogêneo e cerca de 25 a 35 homens da Liga Chhatra de Bangladesh (BCL – ala jovem da AL) começaram a atacar os estudantes. Naquela época, as autoridades da universidade abriram os portões e deixaram os alunos entrar. Um pouco mais tarde, os capangas continuaram tentando entrar no campus e começaram a bater no portão principal para quebrá-lo. Alguns alunos tentaram voltar para eles jogando tijolos. Por volta das 13h15, catorze estudantes ficaram gravemente feridos. Nós tentamos pegar uma ambulância, mas não conseguimos. As autoridades da universidade não forneceram nenhum transporte. Em seguida, organizamos três carros, um pertencente a um aluno e dois a membros do corpo docente. A polícia estava parada no caminho, apenas olhando distante. Do segundo carro, os atacantes arrastaram os estudantes para fora junto com os feridos e os espancaram. Os estudantes foram primeiro levados para o Hospital Banasree Farazi. Eles deram primeiros socorros, mas não os admitiram. Os estudantes foram para alguns outros hospitais, mas as autoridades também não os admitiram. Finalmente conseguiram admitir os feridos em um hospital distante. Nossas costas foram empurradas contra a parede.
Ao cobrir o protesto dos estudantes, vários jornalistas foram agredidos, incluindo um fotógrafos da Associated Press. Um vendedor ambulante, de forma anônima, disse à Aljazeera:
“Um grupo de capangas da Liga Chhatra, armados e com capacetes, que patrulhavam a área pela manhã, lançou o ataque contra jornalistas na presença de policiais. Eles os espancaram indiscriminadamente e quebraram câmeras e outros equipamentos. ”
Outro estudante da Universidade NSU disse ao Daily Star:
“Nós fomos lá para os protestos, mas a polícia e os homens da BCL nos trancaram dentro do campus. Os homens da BCL estavam carregando facões, bastões e varas. Eles entraram no refeitório e ameaçaram os estudantes para não se juntarem aos protestos. Por fim, por volta das duas da tarde, os alunos foram dispensados em grupos de dois, para que não pudessem formar grandes grupos. Os membros da BCL alertaram os alunos para não se juntarem aos estudantes militantes da EWU. No entanto, alguns estudantes se dirigiram para a EW University”
Embora esses protestos pareçam estar perdendo força, devido ao isolamento do movimento diante de outros estratos oprimidos da sociedade, ainda assim é um apontamento dos eventos tempestuosos que ameaçam Bangladesh.
Apesar das altas taxas de crescimento e das estatísticas fabricadas de redução da pobreza, as condições das pessoas comuns de Bangladesh estão em um estado abismal. Houve um aumento acentuado da desigualdade nas últimas quatro décadas. Há um aumento do nível da pobreza e o aumento do desemprego, incluindo o desemprego disfarçado, péssimas condições de trabalho e uma falta de moradia assustadora. Esses problemas econômicos são aumentados pelo agravamento da mudança climática. As corporações capitalistas da indústria de mineração de carvão e papel ameaçam Sundarban, a maior floresta de mangue do mundo.
Bangladesh ainda continua sendo um dos países menos desenvolvidos do mundo. Estima-se que 63 milhões de uma população de 163 milhões vivem na pobreza absoluta. Houve aumento rápido da urbanização e da pobreza com mais de um terço da população que agora vive em áreas urbanas. Bangladesh é um dos países mais densamente povoados do mundo. Esta urbanização foi estimulada pelas mudanças estruturais na economia rural, com o aumento da comercialização da agricultura e da pobreza rural generalizada.
De acordo com o World Economic Outlook do FMI, 2017, as participações no rendimento do trabalho são agora 4.0% mais baixas do que em 1970. Os ricos dificilmente pagam quaisquer impostos em conivência com o estado. Capitalistas, chefes de estado e políticos endinheirados estão entrelaçados em uma conexão podre da elite governante de Bangladesh. Os excedentes acumulados pelos ricos estão escondidos em portos seguros no exterior.
O país exporta mais de 20 bilhões de dólares em vestuário, para 30 países, sua principal indústria de exportação. Bangladesh é hoje o segundo maior produtor de roupas do planeta, depois da China. Existem 5.000 fábricas com 3 milhões de trabalhadores, sendo 80% mulheres jovens. Setenta por cento dos proprietários de fábricas são subcontratados dependentes de compradores estrangeiros.
Sucessivos regimes militares e civis buscaram políticas de desnacionalização e industrialização orientada para a exportação. Empresários e varejistas querem que seus produtos sejam baratos e rápidos, e pressionam os contratados locais quanto ao preço e prazos de entrega. Para atender a essas demandas, os gerentes de fábrica aumentam o trabalho dos trabalhadores de forma violenta, com poucos padrões de segurança para cortar custos e acelerar a produção. Sindicalistas são demitidos – ou pior. Os governos olham para o outro lado; eles precisam do negócio.
O resultado é o agravamento da pobreza, redução de salários, longas horas e locais de trabalho opressivos e perigosos. A maioria das trabalhadoras recebe 37 dólares por mês de salário por contrato que é ainda mais erodido pela inflação. Esses trabalhadores da indústria multibilionária vivem lado a lado e muitas vezes passam fome junto com seus filhos. A exploração capitalista do trabalho das mulheres está entrelaçada com a opressão patriarcal que permeia todo o tecido da social de Bangladesh. Os patrões estão fazendo o máximo para manter baixo o valor da força de trabalho (salários) e estender a quantidade de tempo de trabalho em um dia, o que gera a produção cada vez maior de mais-valia. As condições no Bangladesh do século XXI e em muitos outros países ex-coloniais não são muito diferentes das condições dos trabalhadores do século XIX descritas por Marx em O Capital:
“O dia de trabalho contém as 24 horas completas, com a dedução das poucas horas de repouso sem as quais a força de trabalho recusa seus serviços de novo … Mas em sua paixão cega e desenfreada, seu lobisomem tem fome de trabalho excedente, o capital ultrapassa não apenas a moral, mas até mesmo os limites máximos físicos do dia de trabalho. Ele usurpa o tempo de crescimento, desenvolvimento e manutenção saudável do corpo. Ele rouba o tempo necessário para o consumo de ar fresco e luz solar. Peca durante a refeição, incorporando-a, quando possível, ao próprio processo de produção, de modo que o alimento seja dado ao trabalhador como um simples meio de produção, pois o carvão é fornecido para a caldeira, graxa e óleo para o maquinário. Reduz o sono necessário para a restauração, reparação, renovação das forças corporais para apenas tantas horas de repouso como o renascimento de um organismo, absolutamente exaurido, torna-se essencial … O capital não se importa com a duração da força de trabalho. Tudo o que diz respeito a isso é simplesmente e unicamente o máximo de força de trabalho que pode se tornar útil em um dia de trabalho. ”(Karl Marx, Capital Vol. 1, pp. 178, Progress Publishers, Moscou).
Além de ser cruelmente exploradora, a burguesia de Bangladesh é corrupta e reacionária. Houve sangrentos golpes militares que fecharam a democracia, com constante instabilidade e agitação na sociedade, exibindo a falha da burguesia nacional bengalesa em desenvolver uma sociedade próspera e progressista. O exército também continua a desempenhar um papel intrusivo na política. Com longos períodos de governo ditatorial, ele usurpou riqueza maciça e possui grandes parcelas da economia.
Desde a fundaçõ de Banglhadesh, houve fortes correntes de esquerda no país.. Pouco depois da independência, as massas ficaram desiludidas com o “herói nacional” Sheikh Mujib, sua AL (Awami Ligue, partido tradicional do país) rapidamente perdeu o apoio popular e começou a se dividir. No poder, rapidamente se atolou em corrupção e nepotismo, suas promessas radicais não foram cumpridas. Os preços se multiplicaram enquanto os salários caíram. As nacionalizações que ocorreram permitiram que os camaradas políticos saqueassem as empresas expropriadas.
As demandas materiais que levaram a insurreição foram perdidas – a Liga Awami apenas cumpriu suas promessas mais simbólicas. Nas palavras sarcásticas do escritor banglista Ahmed Sofa:
“Nossos líderes estão constantemente falando sobre fazer isso e aquilo [para] a língua bengali. A essência de seus discursos é: O, povo bengali, você sofreu muito para obter uma nação independente. Bangladesh é um país bonito e é por isso que chamamos de mãe. A língua bengali é a língua da deusa mãe. Aqueles que falam contra isso, nós os chamamos de colaboradores e espiões paquistaneses. Você se sacrificou muito por essa língua bengali. Se o Bangladesh independente não puder lhe dar roupas para vestir, encubra suas privações com a cultura bengali. E se você não conseguir duas refeições de arroz por dia, mastigue a língua bengali com grande prazer! ”.
As facções divididas do movimento estudantil e das correntes esquerdistas de AL organizaram o Jatiya Samajtantrik Dal (Partido Socialista Nacional). Enquanto Mujib e Rahman reprimiam a esquerda, a ala direita o derrubou. Em 15 de agosto de 1975, oficiais pró-EUA liderados pelo major-general Ziaur Rahman o assassinaram e a maior parte de sua família. Sua filha Hasina (agora a primeira ministra) estava em Calcutá na época do golpe sangrento.
Em outro golpe militar no início de novembro de 1975, Ziaur Rahman foi deposto e colocado sob prisão domiciliar. Logo, uma revolta de soldados, que o JSD ajudou a organizar, derrubou a nova ditadura militar. Esses jovens oficiais de esquerda tinham poder em suas mãos; eles poderiam ter abolido o capitalismo o que repercutiria de forma revolucionária em todo sul da Ásia. E, no entanto, eles desperdiçaram essa oportunidade histórica única. Paradoxalmente, eles libertaram Zia alguns dias depois. Ziaur Rahman rapidamente se voltou contra esses líderes socialistas do golpe de esquerda, sentenciando à morte Abu Taher, um líder da JSD e herói da guerra de libertação. Outros ativistas de JSD receberam longas penas de prisão. A viúva de Zia, Khalida, é a líder da oposição de direita de hoje, alinhada com o Jamaat-a-Islami e outras forças do obscurantismo. Anos mais tarde, quando o irmão de Abu Tahir, Fazal, foi questionado pelo marxista britânico Roger Silverman numa reunião em Calcutá, por que devolveram o poder ao general Zia, Fazal respondeu: “Pensávamos que não estávamos preparados para a revolução e precisávamos de um período transitório do regime “Kerensky” para preparar e levar a cabo a revolução. Essa ingênua falta de compreensão da política e estratégia marxista custou milhões para as massas oprimidas em Bangladesh e na região o sofrimento atroz e a brutalidade capitalista por gerações.
Apesar dessas condições angustiantes da vida, trabalhadores e jovens das classes mais baixas têm lançado inúmeras lutas ao longo da história recente de Bangladesh. A classe trabalhadora tem uma longa tradição militante nas lutas sociais. Um desses episódios gloriosos foi a revolta dos estudantes em outubro de 1990. Apesar das brutalidades do regime, dezenas de milhares saíram contra o exército e juraram que não desistiriam até que conseguirem a renúncia do General Ershad. No mês seguinte, milícias pró-governo atacaram a Universidade de Daca, mas, depois de horas de luta, foram expulsas do campus. Demonstrações militantes se espalharam por todo o país. Bangladesh foi paralisado por uma greve geral completa dos trabalhadores despertados pela revolta dos estudantes. Camponeses e trabalhadores agrícolas, advogados, professores, médicos e trabalhadores culturais também se juntaram. O general Ershad teve que finalmente renunciar em dezembro de 1990.
Algumas das greves das mulheres trabalhadoras na indústria têxtil e de vestuário deixaram o mundo espantado com sua luta heróica. Eles desafiaram e esmagaram os obstáculos de sua situação sócio-econômica para sair e lutar por seus direitos: apesar das condições árduas de trabalho, o terror do Estado e os capangas dos patrões. Hoje, as idéias de esquerda ainda ressoam com as que estão prontas para lutar, derrotar e derrubar a opressão religiosa, um estado despótico e o capitalismo.
Em dezembro, Hasina Wajid enfrenta outra eleição. Nas eleições de 2014, o regime de AL manipulou as pesquisas eleitorais. A oposição de direita do BNP (Partido Nacional de Bangladesh), liderada pela viúva corrupta do ex-ditador militar Khalida Zia, boicotou as eleições, chamando-as de ilegítimas. Como resultado, muito poucas pessoas votaram, o AL ganhou 280 de 300 assentos. Mas desta vez não serão os partidos reacionários da oposição burguesa que irão frustrar os maus planos de Hasina Wajid de recuperar o poder em cumplicidade com o exército. O descontentamento fervente dos de baixo pode explodir em uma revolta de massa que pode atravessar esse ciclo vicioso do governo dessas duas mulheres burguesas reacionárias. A revolta dos estudantes atuais pode se tornar um precursor para uma reviravolta e da impulso a uma situação revolucionária.
*Artigo publicado inicialmente no site Marxist Review, no dia 10 de agosto de 2018.
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