Pular para o conteúdo
BRASIL

Sergipe: Sonia Meire, candidata do PSOL, tem 9% em pesquisa para o Senado

Por: Zeca Oliveira, de Aracaju/SE
PSOL SE

Candidata ao Senado por Sergipe, Sonia Meire (PSOL) tem 9% das intenções de voto segundo pesquisa estimulada realizada pelo Ibope. Única candidatura feminina ao Senado no estado, Sonia aparece na quinta colocação, entre 13 candidatos. Sonia está atrás do candidato Rogério Carvalho (PT), citado por 12% dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de 3%. Mais do que um terço dos entrevistados – 36% – ainda não escolheu os dois nomes para o Senado.

“Esse resultado se deve ao trabalho que fazemos há anos junto com o povo trabalhador. Somos a única candidata ao Senado, historicamente é formado por homens brancos, milionários, representantes das elites. Além disso, a nossa candidatura é a única para Senado que denuncia o golpe que vem retirando direitos históricos dos trabalhadores. Por isso estamos a receber tanto apoio”, comenta a candidata.

Na disputa pelas duas vagas, os líderes na pesquisa são Valadares (PSB), André Moura (PSC) e Jackson Barreto (MDB). Valadares concorre ao quarto mandato consecutivo de senador. André Moura é líder do governo Temer na Câmara Federal e responde a diversos processos judiciais, incluindo tentativa de homicídio. Jackson Barreto renunciou ao cargo de governador para concorrer ao Senado, deixando como marca de governo os atrasos constantes no pagamento de salários aos servidores.

Logo atrás desse grupo, aparecem na pesquisa Rogério Carvalho (PT) e Sônia Meire (PSOL), tecnicamente empatados. Em Sergipe, assim como em outros 14 estados, o PT optou por fazer coligação com partidos que apoiaram o impeachment de Dilma Roussef (PT). Rogério divide palanque no estado com Laércio Oliveira (PP), deputado federal que foi relator da Lei das Terceirizações. A candidatura de Rogério não foi consenso dentro do próprio partido.

Em sua metodologia, o Ibope tomou duas opiniões de cada entrevistado, já que neste ano cada estado renovará 2/3 de suas cadeiras no Senado. Dessa forma, o somatório das respostas totaliza 200%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de agosto e foi registrada no TRE de Sergipe sob o número 02253/2018 e no TSE sob o número 06887/2018. Foram ouvidos 812 eleitores com 16 anos ou mais em todas as regiões do estado. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Confira abaixo o resultado completo da pesquisa.
– Valadares (PSB): 28%
– André Moura (PSC): 21%
– Jackson Barreto (MDB): 16%
– Rogério Carvalho (PT):12%
– Professora Sônia Meire (PSOL): 9%
– Delegado Alessandro Vieira (Rede): 7%
– Pastor Heleno (PRB): 7%
– Professor Jossimário Mick (PSOL): 4%
– Adelson Alves (Patriota): 3%
– Cadu Silva (PSL): 2%
– Henri Clay (PPL): 2%
– Reynaldo Nunes (PV): 2%
– Clarckson Messias (PSTU): 1%
– Branco/ Nulo – Vaga 1: 27 %
– Branco/ Nulo – Vaga 2: 36%
– Não sabe: 24%

* Foto: Daniel Santos