Pular para o conteúdo
MUNDO

Moeda turca volta a cair diante de novas ameaças dos EUA

Por: Pedro Campos, de São Paulo (SP)

A moeda turca, a lira, voltou a cair mais 5% nesta sexta-feira, 17, depois que a Alta Corte turca negou o recurso pela libertação de Andrew Brunson, pastor evangélico da Carolina do Norte, EUA, e acusado de espionagem e terrorismo. Os EUA pedem a libertação imediata do pastor, enquanto Ancara solicita a extradição de Fethullah Gülen, pregador turco exilado há 20 anos nos Estados Unidos e a quem o governo turco atribui o golpe de Estado frustrado de julho de 2016.

O caso de Brunson ganhou relevância nos EUA depois da insistência da American Center for Law and Justice, um grupo conservador cristão com importantes laços com a Casa Branca e que conta como seu principal assessor legal Jack Sekulow, um dos advogados de Trump. Às vésperas do julgamento, Trump havia advertido que aplicaria novas sanções ao país se Ancara não o libertasse.

Em 10 de agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou por Twitter que iria dobrar as taxas sobre a importação de aço e alumínio turcos, usando a taxa de câmbio entre os dois países como justificativa, o que elevou a tensão diplomática entre os países.

Ancara vem se distanciando dos EUA e se aproximando cada vez da Rússia, particularmente a partir do conflito sírio. A intervenção da Turquia, em fevereiro desse ano, na cidade de Afrin, no norte da Síria, contra a milícia curda YPG (Unidades de Proteção Popular) apoiada pelos EUA, abalou ainda mais as já estremecidas relações entre os dois países desde a crise aberta pelo golpe de julho de 2016.

Crise cambial e crise da dívida
Afetada pela disputa geopolítica e a pressão dos investidores, a moeda turca já depreciou em mais de 40% frente ao dólar neste ano. Somente na sexta-feira, 10, a moeda despencou 18%. Na segunda-feira, 13, a lira turca bateu a mínima recorde de 7,24 contra o dólar.

Investidores e analistas defendem que o Banco Central aumente as taxas de juros para defender a lira e controlar a inflação que, em julho, alcançou a 16% em ritmo anual. O governo, no entanto, tem se mostrado contrário ao movimento. O Banco Central da Turquia flexibilizou os índices de reservas obrigatórias para os bancos, com o objetivo de tentar frear a desvalorização da lira e evitar qualquer problema de liquidez. Informou também que proporcionaria ao sistema financeiro quase 10 bilhões de liras (US$ 6 bilhões) e US$ 3 bilhões em liquidez equivalente ao ouro. Após esse anúncio, a lira turca recuperou parte das perdas, mas o movimento de aversão ao risco ganhos permanecia.

A questão de fundo é que existe o temor por parte dos credores europeus de que a dívida turca seja impagável. Estima-se que ela esteja em torno de 200 bilhões de dólares o que corresponde a 50% do PIB e dobro de suas reservas. O aumento da taxa de juros dos EUA e o fortalecimento do dólar transforma a situação da dívida turca explosiva.

Esta situação vem contagiando a moeda de vários países. Em uma semana, o rand sul-africano e o rublo russo, por exemplo, perderam 8% ante o dólar, alcançando na segunda, 13, seu nível mais baixo em dois anos. A mesma tendência foi seguida pelo peso argentino, que cedeu quase 6% desde segunda passada. Até mesmo o Brasil, se viu afetado com a desvalorização do real e a queda na bolsa.

O presidente Erdogan tentou nos últimos dias dar uma demonstração de força ao adotar uma série de novas medidas que incluíram o anuncio de investimentos do Qatar no valor de 15 bilhões de dólares e uma conferência de emergência com investidores com o objetivo de atrair divisas. Mas as coisas parecem não ter funcionado já que os investidores atraídos por Erdogan estão em conflito com os interesses soberanos da Turquia.

Assim, uma nova queda cambial ocorreu nesta última sexta-feira, 17, aprofundando as preocupações sobre a debilidade da economia em geral, particularmente a dependência da Turquia das importações de energia e se os níveis da dívida em divisas estrangeiras apresentam um risco para o setor bancário. Tal realidade é mais forte que a propaganda governamental em torno de um suposto choque maciço de investimentos.

Crise diplomática e eleições nos EUA
Esse panorama sombrio da economia turca somou-se ao fato de que secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse ao presidente Donald Trump em uma reunião de gabinete ocorrida na quinta-feira, 16, que novas sanções estavam prontas para serem aplicadas se Ancara não libere o pastor Brunson. Pela tarde Trump tuitou que os EUA “não pagarão nada” pela libertação de Brunson e que iria “reduzir os gastos na Turquia”. Ao mesmo tempo qualificou Brunson como “um grande refém patriota” o que preparou o terreno para a nova sacudida monetária desta sexta, 17.

Finalmente, para entender a complexidade da crise turca, é importante também levar em conta que Trump atua tendo em vista as eleições parlamentares de outubro, cujas pesquisas vinham dando vantagens aos democratas. O aumento das tarifas alfandegárias aos produtos importados de outros países está angariando apoio em sua base eleitoral. Isso agora se soma à iniciativa bastante popular de exigir a libertação do pastor Brunson. Assim, Ancara deveria reavaliar a utilização do pastor como moeda de troca para aliviar a pressão dos EUA e dos investidores sobre a economia turca. A situação turca é realmente difícil.

FOTO: Pastor Andrew Craig Brunson

Marcado como:
trump / turquia