Pular para o conteúdo
BRASIL

PT tem o direito de inscrever hoje Lula como seu candidato a presidente

Da redação
Lula Marques/PT na Câmara

No dia de hoje, 15 de agosto, no limite do prazo de inscrição de candidaturas presidenciais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido dos Trabalhadores (PT) vai inscrever o ex-presidente Lula como seu candidato a Presidente da República.

O ato da inscrição vai ser marcado pela realização de uma manifestação nacional, em Brasília, pelo Lula Livre e pelo seu direito a disputar a eleição presidencial deste ano. O que provocou, por parte de Temer, a publicação de uma portaria autorizando o uso da Força Nacional de Segurança, demonstrando o caráter autoritário deste governo, o mesmo que mantém uma intervenção militar no Rio de Janeiro.

O Esquerda Online é parte da campanha contra a condenação sem provas de Lula, sua prisão política e o impedimento absurdo de sua candidatura. Entendemos esse processo como uma intensificação do golpe parlamentar de 2016 e do caráter reacionário e seletivo da operação jurídico-policial da Lava Jato.

Tiram Lula da eleição, o primeiro lugar em todas as pesquisas de opinião, mas figuras sinistras e comprovadamente envolvidas em casos  de corrupção, como Aécio, Temer, Alckmin, Maia e cia seguem livres e até concorrendo como candidatos nesta eleição. Um verdadeiro absurdo! Que demonstra nitidamente o caráter ainda mais antidemocrático desta eleição.

Não apoiamos o projeto político da direção do PT, expresso nos limites dos governos petistas de conciliação de  classes, do próprio Lula e de Dilma; na política de alianças que esse partido vem praticando ainda hoje, com acordos regionais com partidos da velha direita que inclusive apoiaram o golpe; e por sua defesa de um programa que não mexe de verdade nos privilégios dos ricos e poderosos.

Por isso, o nosso portal está comprometido com a construção das candidaturas presidenciais de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, lançadas por uma frente política e social inédita em nosso país, formada pelo MTST, PSOL, PCB, APIB, entre outras organizações de esquerda e movimentos sociais combativos.

O impedimento da candidatura Lula não é um ataque apenas ao PT, mas sim a todos e todas que defendem que seja o povo que decida os rumos do nosso país. Nossas diferenças políticas e programáticas não nos fazem deixar de estar firmes na luta contra o golpe e contra os ataques as liberdades democráticas. Portanto, seguiremos firmes na defesa do direito que Lula concorra como candidato à presidente.

#Lulalivre
#Boulospresidente

FOTO: Marcha Lula Livre, do MST e da Via Campesina, chega em Brasília. Lula Marques/PT na Câmara