Pular para o conteúdo
BRASIL

Metroviários lançam Manifesto de apoio a Boulos e Sônia Guajajara

Por: Camila Lisboa e Sérgio Carioca, Metroviários de São Paulo/SP
Nesta quarta, dia 1°, trabalhadores do Metrô de São Paulo se reuniram com trabalhadores da Previdência social e com os pré-candidatos do PSOL à Presidência, governo estadual e Senado, aleém de alguns pré-candidatos a deputado federal e estadual.
Esta atividade foi o lançamento do manifesto dos metroviários que apoiam a candidatura de Guilherme Boulos para Presidência, junto com Sônia Guajajara.  O manifesto foi construído a partir da ideia de que é necessário enfrentar a profunda desigualdade social do nosso país. Para isso, é preciso outro projeto de transporte e de mobilidade. Que seja totalmente distinto da lógica privatista que tem tomado conta das gestões estaduais e federal.
Os trens e metros urbanos sofrem há anos com sucateamento e os sucessivos governos tem reduzido o investimento público para criar um ambiente favorável para o discurso privatista, de que a gestão estatal não é eficaz. Isso não é verdade. Além de diminuir a qualidade do serviço, as privatizações tem significado ataques categóricos aos direitos dos trabalhadores do transporte.
O manifesto discorre sobre isso, mas tenta ampliar a problematização do projeto privatista: os ataques ao setor dos transportes privatizam a cidade, afetam o direito do povo à mobilidade. Em grandes cidades, como São Paulo, já há um enorme contingente populacional que vai a pé ao trabalho. Quem utiliza os ônibus, trens e metros amargam a superlotação desumana nos horários de pico.
O projeto Boulos presidente é construído com o povo trabalhador. Reconhece que os trabalhadores do transporte, que lidam com o tema da mobilidade no seu dia a dia, têm mais capacidade de desenvolver um projeto de transporte para o país do que os empresários que apenas pensam em seus lucros, pouco se importando com a forma como a ampla maioria da população se desloca pelas grandes cidades.
Além de lançar o manifesto, a atividade formalizou a construção de um grupo de ação sobre Mobilidade, dentro da campanha de Boulos.
A primeira iniciativa deste grupo de ação será a distribuição do manifesto nas bases da categoria metroviaria de São Paulo.
Queremos Lisete governadora
A candidata ao governo do estado pelo PSOL também esteve presente. Foi muito importante sua participação, pois o governo estadual é diretamente responsável pelo metrô, uma das principais empresas estatais do estado.
A professora Lisete mostrou seu comprometimento com a luta contra a privatização do metrô e também com a reversão da entrega da Linha 5. Além disso, mostrou seu comprometimento com o direito da tarifa zero.
A candidata ao Senado, Silvia Ferraro, saudou a vitória da reintegração dos metroviários que foram injustamente demitidos em 2014. Lembrou dessa luta e saudou a iniciativa do manifesto, a iniciativa de debater política com uma categoria tão lutadora, tão valorosa e tão estratégica.
A atividade animou muitos lutadores, de muito e de pouco tempo. Alimentou a esperança de transformação social, uma chama que deve continuar acesa, mesmos nos tempos difíceis em que vivemos.
LEIA MAIS
https://esquerdaonline.com.br/2018/08/03/neste-sabado-e-dia-de-mobilizacao-nacional-dos-grupos-de-acao-vamos-com-boulos-e-sonia/