Pular para o conteúdo
BRASIL

Carlos Zacarias lança livro sobre o golpe

Da redação

Carlos Zacarias de Sena Júnior, professor do Departamento de História da UFBA, é um historiador dedicado ao estudo da história política recente do país. Ao longo de mais de uma década vem publicando artigos sobre diversos assuntos nas páginas do jornal A Tarde, da Bahia, em sua coluna no Esquerda Online e em sites e blogs. Atuando ostensivamente na denúncia do golpe e dos retrocessos relacionados ao governo surgido em 2016 a partir do impeachment, Carlos Zacarias publica agora o livro Foi golpe! O presente como história, com 48 pequenos artigos dedicados ao assunto.

Interpretar um fato histórico no curso de seu acontecimento é sempre uma tarefa difícil. A história se configura quando as fontes são reveladas, os processos decorreram e os marcos temporais são estabelecidos. Não obstante, os historiadores não precisam esperar o encerramento definitivo de um acontecimento para intervir, enquanto observam seus colegas das demais ciências humanas trabalharem. Para a história que se dedica a temporalidades mais recentes, dá-se o nome de História do Tempo Presente, uma história que conjuga a necessidade de interpretar o mundo, com o imperativo de transformá-lo. Em 2016 houve um golpe no Brasil e relacionado a este tema uma série de desdobramentos foram produzidos. Carlos Zacarias fez parte do primeiro time de professores universitários que implantou a disciplina sobre o golpe parlamentar nas universidades, sofrendo perseguições por conta disso.

O prefácio do livro é assinado por Luis Felipe Miguel, professor da UnB, que criou o primeiro curso sobre o golpe, inspirando professores em todo o país. Sobre Zacarias, ele afirma: “Ativo no debate público, não foge do enfrentamento com as controvérsias atuais. Interpela-as a partir de uma posição informada por sua bagagem acadêmica e, sobretudo, por uma visão política socialista e antiautoritária, orientada pelo ideal de uma sociedade que supere a exploração e a opressão.”

Ele destaca a importância do livro e recorda os ataques por conta da disciplina sobre o Golpe: “São textos que falam dos muitos retrocessos patrocinados pelo governo Michel Temer, da necessidade da reação popular, das perplexidades de uma esquerda que ainda precisa fazer o trabalho de luto do ciclo petista. Tratam também, como não poderia deixar de ser, dos abusos da incultura histórica, que tanto têm contribuído para a depreciação da discussão política no Brasil, e da defesa a liberdade na educação, ameaçada por uma iniciativa reacionária de grandes proporções. Carlos Zacarias foi, afinal, um dos comandantes do curso sobre o golpe de 2016 oferecido na Universidade Federal da Bahia e enfrentou a perseguição judicial desencadeada por iniciativa de um vereador soteropolitano – o engajamento, como se vê, não fica apenas nas palavras.”

Serviço:
O quê: Lançamento do livro Foi golpe! O presente como história. Editora Quarteto
Quando: 3 de agosto de 2018
Horário: Das 19h às 21h
Onde: Sala de arte do Cinema UFBA (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC – Vale do Canela)

 

LEIA MAIS

Carlos Zacarias, da UFBA: “A atitude do ministro demonstra que ele não tem a mínima ideia do que se passa na Universidade”

 

Marcado como:
bahia / golpe