Pular para o conteúdo
TEORIA

PUC-SP sedia Seminário Trótski, de 02 a 20 de agosto

Por Marcelo Nascimento, de São Paulo/SP

Durante o próximo mês de agosto, a PUC-SP (Campus Monte Alegre) sediará o Seminário Trótski, evento que irá reunir militantes, acadêmico, estudiosos e pesquisadores brasileiros contemporâneos que abordarão a obra do revolucionário russo – principal herdeiro político-intelectual do legado da Revolução de 1917.

O evento será uma oportunidade para aprofundar o debate sobre as contribuições decisivas do legado trotskista e sua dispersão durante a segunda metade do século XX. O modelo do seminário será semelhante ao Curso Lukács que ocorreu também na PUC em 2016.  A extensa programação será gratuita e abordará as diversas facetas (econômica, política, social e cultural) da obra de Trótski no sentido de abordar a totalidade de sua produção.

Colunistas do Esquerda Online participam do evento. Confira a programação e os palestrantes

Na abertura, no dia 02 de agosto, o clássico História da Revolução Russa será abordado pelos palestrantes que farão um balanço do evento decisivo do Século XX. No dia 06 será a vez da seminal Teoria da revolução permanente e seu legado para a história da luta de classes subsequente. No dia 07 a abordagem será a singular crítica da burocracia feita por Trotsky para desvendar a natureza do regime stalinista. No dia 08 o tema será a intersecção do pensamento de Trotsky com os principais revolucionários do século XX (Lenin, Rosa Luxemburgo e Antônio Gramsci) e a fortuna crítica herdada pelos revolucionários contemporâneos. No dia 9, os diálogos continuam, mas desta vez a abordagem pretende revelar o diagnóstico comum do stalinismo  a partir da contribuição decisiva de György Lukács e István Mészáros. No dia 13 será abordado o legado trotskista na América Latina e sua contribuição para a organização dos partidos revolucionários do continente e a formação de direções históricas. As formulações tática e estratégica para o combate eficiente na luta de classes será o tema da mesa do dia 14 sobre a frente popular e frente única demostrando a sofisticação política das teses desenvolvida por Trotsky durante o período entre guerras. No dia 15 será abordado o legado trotskista nas lutas contra a opressão de gênero e raça e a contribuição prematura dos intelectuais revolucionários desta tradição. No dia 16 o tema será o programa de transição, seguramente o documento político marxista mais importante do século XX para a continuidade da luta revolucionária e que serviu de princípios para a fundação da IV Internacional. No dia 20 finalmente, será abordada o legado de Trotsky e a tradição trotskista espalhada por diversas organizações e sua herança político-intelectual para os combates do século XXI.

O evento idealizado por Pedro Gava terá o apoio do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP e NEHTIPO – Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder, além do registro da Boitempo Editoral que disponibilizará o conteúdo no seu canal do youtube.

Esta será uma oportunidade única para abordar o conjunto de sua obra para um balanço crítico e reunir as tradições trotskistas e os grandes nomes que ela deram continuidade (Victor Serge, James Patrick, Cannon, Ernest Mandel, Jorge Altamira, Nahuel Moreno, Pierre Broué, Isaac Deutscher, Roman Rosdolsky, Mário Pedrosa, Daniel Bensaïd, etc.) para um balanço histórico urgente e necessário.

Trotskistas de todo o Brasil, uni-vos!

Confira o evento no Facebook

Confira a programação e os palestrantes

Marcado como:
sao paulo / trotsky