Pular para o conteúdo
Especiais
array(1) { [0]=> object(WP_Term)#20981 (10) { ["term_id"]=> int(4211) ["name"]=> string(41) "Lateral Esquerda - Cobertura da Copa 2018" ["slug"]=> string(39) "lateral-esquerda-cobertura-da-copa-2018" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(4211) ["taxonomy"]=> string(9) "especiais" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(69) ["filter"]=> string(3) "raw" } }

Quartas de final: palpites do Lateral Esquerda

Por Cauê Campos, para o Lateral Esquerda

Chegamos naquele momento crucial da Copa do Mundo: os jogos se tornam mais raros, como os últimos dois dias sem a bolar rolar (#sddsCopa); mas ao mesmo tempo, os jogos se tornam melhores, mais decisivos e principalmente emocionantes! Após a fase das oitavas, com apenas uma surpresa, chegamos ao TOP 8 da Copa do Mundo: França, Uruguai, Bélgica, Brasil, Rússia, Croácia, Suécia e Inglaterra. Vamos saber, então, o que vai acontecer nas quartas de final dessa Copa!

O primeiro jogo – e mais incerto – acontece sexta-feira, às 11h, quando o esquadrão francês liderado por Griezmann e Mbappé enfrenta a Celeste de Suárez e Cavani. Les bleus passaram por cima de Messi&Cia no melhor jogo da Copa até agora e estão empolgados para enfrentar mais um sul-americano. Do lado da seleção de Mujica, temos o clássico time uruguaio: uma boa defesa, mate, raça fora de serie e Luisito Suárez; infelizmente – para aqueles que gostam do bom futebol – Edinson Cavani deve ficar fora da partida, ao menos no seu início, por uma lesão na panturrilha. Este é o principal ponto fraco da Celeste, seu principal artilheiro não está 100%, e o que faz pender as apostas para os franceses. Mas de fato, é um jogo em aberto e tudo pode acontecer, a França não enfrentou nessa copa um selecionado com tão boa defesa!

Logo depois, às 15h temos o Brasil enfrentando a badalada seleção belga. Contra o México, o time de Tite parece ter deslanchado, o ataque cumpriu o que vinha prometendo. Neymar em dia inspirado, fez com que todos jogassem em altíssimo nível. Já a Bélgica que vinha apresentando o melhor futebol até então, sofreu para passar do fraco Japão e conseguiu uma virada histórica no final do jogo. Se as duas seleções repetirem o futebol que apresentaram nas 8ª, Neymarshow&Cia passa com tranquilidade. A questão que fica é como Roberto Martínez armará o time belga, vai manter o que tem apresentado com um futebol ofensivo deixando Hazard e Lukak livres para atacar? Ou vai colocar o grosso Fellaini para deixar o time mais defensivo e menos suscetível as investidas brasileiras? Tite deve escalar o mesmo time, contando com a volta de Marcelo e a garantia que Danilo não jogará, uma vez que sofreu nova lesão e está fora da Copa.

No sábado pela manhã temos Suécia e Inglaterra. Os suecos surpreendem mais por ter passado em primeiro em um grupo com Alemanha e México, do que por ter eliminado a Suíça. Já a seleção da Rainha – após escolher ficar em 2º lugar para pegar uma chave mais fácil – foi até os pênaltis para eliminar a Colômbia sem James Rodriguez. Poucos apostam na seleção sueca, apesar do time bem organizado e postado na defesa, não há força e talento suficiente para superar Kane&Cia liderados pelo técnico gourmet, Gareth Southgte.

Para fechas as quartas temos os donos da casa e principal zebra da Copa contra a Croácia. Estados-nações “recentes” no mapa geopolítico do futebol, ambas as seleções almejam fazer história. Na verdade, os russos já fazem, desde a dissolução da URSS, não chegavam tão longe e agora todos especulam quando ela cairá. Se não dá para dizer que eliminaram a Fúria na sorte, poucos apostavam que Piquet, Sergio Ramos e Iniesta não conseguiriam bater a retranca russa. Já a Croácia participa de Copas desde o fim da Iugoslávia e teve sua melhor participação na estreia em 98 ao cair nas semi para a França de Zidane. Os croatas consideram essa a sua melhor seleção e contam com Modric e Rakitit para vingar o stalinismo soviético atropelar os russos.

Se as complicadíssimas contas dos matemáticos do Lateral Esquerda estiverem certas, teremos na semifinal: França x Brasil e Croácia x Inglaterra. Sendo assim, de um lado da chave temos duas seleções tradicionais do futebol mundial – ainda que a França tenha só uma Copa, é frequente em finais e semis – e do outro lado, a maior seleção croata de todos os tempos, contra a Inglaterra que roubou ganhou a Copa de 66 em casa e de lá pra cá pouco fez.

Mais sobre a cobertura da Copa do Mundo na Rússia no Lateral Esquerda:http://esquerdaonline.com.br/a-lateral-esquerda