Quartas de final: palpites do Lateral Esquerda
Publicado em: 6 de julho de 2018
Chegamos naquele momento crucial da Copa do Mundo: os jogos se tornam mais raros, como os últimos dois dias sem a bolar rolar (#sddsCopa); mas ao mesmo tempo, os jogos se tornam melhores, mais decisivos e principalmente emocionantes! Após a fase das oitavas, com apenas uma surpresa, chegamos ao TOP 8 da Copa do Mundo: França, Uruguai, Bélgica, Brasil, Rússia, Croácia, Suécia e Inglaterra. Vamos saber, então, o que vai acontecer nas quartas de final dessa Copa!
O primeiro jogo – e mais incerto – acontece sexta-feira, às 11h, quando o esquadrão francês liderado por Griezmann e Mbappé enfrenta a Celeste de Suárez e Cavani. Les bleus passaram por cima de Messi&Cia no melhor jogo da Copa até agora e estão empolgados para enfrentar mais um sul-americano. Do lado da seleção de Mujica, temos o clássico time uruguaio: uma boa defesa, mate, raça fora de serie e Luisito Suárez; infelizmente – para aqueles que gostam do bom futebol – Edinson Cavani deve ficar fora da partida, ao menos no seu início, por uma lesão na panturrilha. Este é o principal ponto fraco da Celeste, seu principal artilheiro não está 100%, e o que faz pender as apostas para os franceses. Mas de fato, é um jogo em aberto e tudo pode acontecer, a França não enfrentou nessa copa um selecionado com tão boa defesa!
Logo depois, às 15h temos o Brasil enfrentando a badalada seleção belga. Contra o México, o time de Tite parece ter deslanchado, o ataque cumpriu o que vinha prometendo. Neymar em dia inspirado, fez com que todos jogassem em altíssimo nível. Já a Bélgica que vinha apresentando o melhor futebol até então, sofreu para passar do fraco Japão e conseguiu uma virada histórica no final do jogo. Se as duas seleções repetirem o futebol que apresentaram nas 8ª, Neymarshow&Cia passa com tranquilidade. A questão que fica é como Roberto Martínez armará o time belga, vai manter o que tem apresentado com um futebol ofensivo deixando Hazard e Lukak livres para atacar? Ou vai colocar o grosso Fellaini para deixar o time mais defensivo e menos suscetível as investidas brasileiras? Tite deve escalar o mesmo time, contando com a volta de Marcelo e a garantia que Danilo não jogará, uma vez que sofreu nova lesão e está fora da Copa.
No sábado pela manhã temos Suécia e Inglaterra. Os suecos surpreendem mais por ter passado em primeiro em um grupo com Alemanha e México, do que por ter eliminado a Suíça. Já a seleção da Rainha – após escolher ficar em 2º lugar para pegar uma chave mais fácil – foi até os pênaltis para eliminar a Colômbia sem James Rodriguez. Poucos apostam na seleção sueca, apesar do time bem organizado e postado na defesa, não há força e talento suficiente para superar Kane&Cia liderados pelo técnico gourmet, Gareth Southgte.
Para fechas as quartas temos os donos da casa e principal zebra da Copa contra a Croácia. Estados-nações “recentes” no mapa geopolítico do futebol, ambas as seleções almejam fazer história. Na verdade, os russos já fazem, desde a dissolução da URSS, não chegavam tão longe e agora todos especulam quando ela cairá. Se não dá para dizer que eliminaram a Fúria na sorte, poucos apostavam que Piquet, Sergio Ramos e Iniesta não conseguiriam bater a retranca russa. Já a Croácia participa de Copas desde o fim da Iugoslávia e teve sua melhor participação na estreia em 98 ao cair nas semi para a França de Zidane. Os croatas consideram essa a sua melhor seleção e contam com Modric e Rakitit para vingar o stalinismo soviético atropelar os russos.
Se as complicadíssimas contas dos matemáticos do Lateral Esquerda estiverem certas, teremos na semifinal: França x Brasil e Croácia x Inglaterra. Sendo assim, de um lado da chave temos duas seleções tradicionais do futebol mundial – ainda que a França tenha só uma Copa, é frequente em finais e semis – e do outro lado, a maior seleção croata de todos os tempos, contra a Inglaterra que roubou ganhou a Copa de 66 em casa e de lá pra cá pouco fez.
Mais sobre a cobertura da Copa do Mundo na Rússia no Lateral Esquerda:http://esquerdaonline.com.br/a-lateral-esquerda
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo