Pular para o conteúdo
Especiais
array(1) { [0]=> object(WP_Term)#20981 (10) { ["term_id"]=> int(4354) ["name"]=> string(27) "Tirem as mãos da Venezuela" ["slug"]=> string(26) "tirem-as-maos-da-venezuela" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(4354) ["taxonomy"]=> string(9) "especiais" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(184) ["filter"]=> string(3) "raw" } }

Esquerda Online participa da Conferência Socialism 2018, em Chicago (EUA)

Da redação
Divulgação

Entre os dias 05 e 08 de julho acontece em Chicago, nos Estados Unidos, o evento “Socialism Conference 2018”, organizado pela ISO (International Socialist Organization) e com apoio de dezenas de publicações e veículos da esquerda norte-americana, como a revista Jacobin, o jornal Socialist Worker e a editora Haymarket Books, entre outras.

O evento anualmente reúne centenas de socialistas e ativistas da esquerda radical nos Estados Unidos, com uma extensa programação de mesas redondas e palestras. Neste ano, entre os principais convidados, estão a jornalista Amy Goodman, do Democracy Now; o rapper e cineasta Boots Riley; o intelectual Gilbert Achcar, o soldado e ativista anti-guerra Spenser Rapone, a jornalista Sarah Jaffee e Demita Frazier, escritora e ativista feminista, entre outros(as).

O Esquerda Online está participando do evento, representados por Gloria Trogo e Genilda Alves, que participarão de mesas redondas sobre as lutas no mundo, a luta das mulheres e farão um painel sobre a situação política no Brasil. Gloria e Genilda são militantes do PSOL, da corrente Resistência. Além da participação, enviarão entrevistas com participantes do evento.

As conferências estão divididas em mais de 30 temas, como Marxsimo, Teoria do Socialismo. Trabalho, Imigração, Fascismo, Gênero e Sexualidade, Arte, Ecologia, Educação, Resistência indígena, Libertação das mulheres e a luta anti-racista. Também haverá debates sobre a luta contra Trump, o significado do Maio de 1968 e debates sobre países, como Irã, Índia, Venezuela, Porto Rico, Brasil, México, entre outros.

O evento não tem transmissão pela internet. No vídeo de convocação, é possível ativar legendas em português.

 

CONFIRA AS MESAS COM A PARTICIPAÇÃO DO ESQUERDA ONLINE
(Horários do Brasil)

Sexta, 06 de julho
16h-17h30
Lições das lutas de massas no mundo: Quebec, Brasil, Grécia

Antonis Davanellos Jornalista, sindicalista e militante da Internationalist Workers Left (DEA), uma organização política da Grécia, de orientação trotkista.
Alain Savard Estudante de pós-graduação em Ciência Política na Universidade de York, em Toronto. Atuou no movement estudantil em Quebec, na organização de várias greves estudantis. Durante a greve de 2012, ele integral a CLASSE, uma federação local de estudantes. Participa atualmente do movimento de trabalhadores.
Genilda Souza Ativista e membro da Resistência, corrente interna do PSOL.
Link

18h-20h
Crise e Resistência no Brasil

Duas socialistas brasileiras da organização Resistência, tendência interna do PSOL, falam sobre a prisão de Lula, a ameaça do neofacismo, a escalada de violência, a luta dos trabalhadores e as eleições de outubro.
Com Genilda Souza e Glória Trogo, dirigentes da Resistência, corrente interna do PSOL, e do Esquerda Online.
Link

——————

Sábado, 07 de julho, 18h às 20h
A luta global contra a guerra contra as mulheres

Do movimento #MeToo nos EUA à luta pelo direito ao aborto na Argentina e na Irlanda, as mulheres em todo o mundo estão tomando as ruas para lutar pelo direito ao seu corpo e ao fim da violência e do sexismo. Ativistas das linhas de frente dessas lutas vão falar sobre as razões dessa nova luta pelos direitos das mulheres e como as mulheres estão entrando em ação.

Josie Chávez Ativista e faz parte do PRT (Partido Revolucionário dos Trabalhadores) do México. 
Sarah Jaffe Jornalista e escritora independente. Com textos publicados em The Nation, Salon, the Week, American Prospect, Washington Post, Atlantic e outras publicações. Coapresentadora, com Michelle Chen, do podcast Belabored da revista Dissent. Colunista do New Labour Forum. Problema Necessário: Americanos em Revolta (Necessary Trouble. Americans In Revolt) é seu primeiro livro.
Deepa Kumar Ativista e acadêmica premiada. Leciona na Rutgers University, em Nova Jersey, onde também preside o sindicato dos professores. É autora de mais de 80 artigos de jornais, capítulos de livros e textos na grande mídia e em veículos alternativos.
Glória Trogo Ativista em Belo Horizonte (MG) e membro da Resistência, corrente interna do PSOL, e do Esquerda Online.


Site oficial https://socialismconference.org/
Site com a programação https://socialismconference.org/sched/
Perfil no Facebook https://www.facebook.com/socialismconf

 

FOTO PRINCIPAL: abertura do evento em 2017. Divulgação

Save

Save

Save