Pular para o conteúdo
MUNDO

Paquistão: Ali Wazir sobrevive ao cerco do Talibã. Viva Ali Wazir!

Por: Nauroz Khan
principais líderes do PTM (Movimento de Proteção Pashtun), Ali Wazir

Ali Wazir, do PTM (Movimento de Proteção Pashtun), no Paquistão

No início de junho denunciamos no Esquerda Online o cerco e armadilha contra um dos principais líderes do PTM (Movimento de Proteção Pashtun), Ali Wazir, no norte do Paquistão. Ali foi cercado por grupos Talebans fortemente armados e, felizmente, como veremos, a defesa garantiu que saísse ileso. Apresentamos agora este artigo publicado em 08 de junho no site www.marxistreview.asia, assinado por Nauroz Khan, explicando esta situação e as origens da opressão ao povo pashtun desde a descolonização britânica e o nascimento do Paquistão. Tomamos a liberdade de introduzir intertítulos para facilitar a compreensão dos leitores. (Por José Carlos Miranda, de São Paulo/SP)



Ali Wazir: A luta contra a opressão

No dia 03 de junho, Ali Wazir e milhares de partidários foram brutalmente atacados pelo chamado “Comitê de Paz” ou “Bom Taleban” em Wana, no Waziristão do Sul. De acordo com relatos da mídia independente, oito pessoas foram mortas e 25 ficaram feridas. Esses “justiceiros” patrocinados pelo Estado, chamados de “Comitê da Paz”, fazendo o discurso duplo da repressão estatal, vinham ameaçando Ali Wazir e sua família. Por algum tempo, estiveram assediando e espancando cidadãos comuns, arrebatando e ateando fogo em suas “Tampas Púrpuras” (turbante característico da cultura pashtun), que haviam se tornado um símbolo de resistência do Movimento Pashtoon Tahafuz (PTM).

De acordo com a Deutsche Welle (DW), empresa pública de mídia da Alemanha, no dia 03 de junho o Taleban continuou atirando em Ali e outras pessoas por 40 minutos. As forças de segurança cercaram a área e impuseram um toque de recolher. De acordo com testemunhas, Ali Wazir havia sido recebido por uma multidão no dia anterior, quando chegou a Wana. O noticiário informou, citando um membro da tribo local: “Ali Wazir estava com seus partidários quando um grupo do chamado `bons Talebans` chegou e abriu fogo. Ali permaneceu ileso, mas 11 de seus partidários ficaram feridos”.

Ainda de acordo com a DW, esses “bons talibãs” queriam matar Ali Wazir usando armas pesadas, mas ele saiu ileso. O relatório continua dizendo que “cerca de 300 ativistas do PTM desarmados estavam presentes. No Waziristão, apenas o pessoal das forças de segurança, incluindo o Exército, FC, Levies e Taliban, pode transportar armas… Os trabalhadores do PTM exigiram e prometeram queimar os escritórios destes talibãs em Wana, mas os soldados do FC abriram fogo e dispersaram todos os presentes”. De acordo com a BBC, o escritório do “Bons Taliban” nas áreas de Rustam Bazar e Alam Market foi queimado. Isso é uma repetição de fevereiro deste ano, quando as pessoas em Dera Ismail Khan incendiaram outro escritório do “Bons Talibãs”.

Como os feridos foram levados às pressas para o hospital que fica a quatro horas de carro na cidade de Dera Ismail Khan, manifestações de protesto começaram em Peshawar, Islamabad, Quetta, Swat e muitas outras cidades do país.  Os protestos continuaram na segunda-feira, 04 de junho, e foram recebidos com a dura resposta das autoridades.

De acordo com a Khyber News TV, a polícia de Islamabad prendeu 28 ativistas do PTM e interpôs a FIR (toque de recolher) contra eles. O toque de recolher em Wana foi imposto em 04 de junho e outra pessoa foi baleada pelas forças de segurança em Mughal Khel. À noite, em um comício da PTM em Angoor Ada, tiros foram disparados pelo FC, ferindo cinco. No dia 07 de junho, as forças de segurança reprimiram uma sessão pacífica em Mir Ali, e muitos partidários da PTM foram presos. A administração política do Waziristão do Norte proibiu Mohsin Dawar, outro líder principal da PTM, de entrar no Waziristão do Norte por três meses.

O porta-voz do Exército relatou ao jornal Paquistão: “Enquanto o comitê Aman esperava os líderes do PTM, o apoio do movimento chegou e teve início um confronto, levando a uma troca de tiros entre os dois lados”. Ele também agradeceu a mídia local por ignorar o PTM.

O PTM entrou em cena após a execução a sangue-frio de Naqeebullah Mehsud por Rao Anwar, um chefe de polícia em Karachi. Mas as demandas e slogans do movimento foram além de pedir justiça para os jovens mortos. O PTM começou a fazer campanha por “pessoas desaparecidas”, pelo fim do terror talibã, pela remoção de minas terrestres, contra a humilhação e a opressão pelas mãos das forças de segurança. As massas pobres e carentes de Pakhtunkhwa encontraram sua voz no movimento e houve uma série de comícios e reuniões de massa da PTM em todo o país.

A luta de Ali Wazir
Não é a primeira vez que a juventude e as massas pobres desafiam essa barbárie. Ali Wazir vem lutando contra esse terror há mais de uma década. Treze membros de sua família foram brutalmente assassinados por desafiarem os terroristas e resistirem a essa carnificina. Ele desempenhou um papel vital nos movimentos que vão desde os direitos dos trabalhadores aos pequenos comerciantes naquela parte do país.

No começo, a elite dominante respondeu com total indiferença, mas eles ficaram surpresos com o ímpeto e o vigor do movimento. Eles recorreram a uma política de atrair os líderes do PTM para negociações enquanto as prisões e intimidações dos ativistas continuavam. Como último recurso, eles aprovaram a lei de fusão da FATA, que pretende unir as áreas tribais com a província de Khyber Pakhtunkhwa. No papel, isso traria “Estado de Direito” para essas áreas carentes, mas basta olhar para resto do país para ver que o poder é a única lei e o dinheiro é o poder real.

O capitalismo paquistanês caricaturado é incapaz de fornecer necessidades básicas como saúde, educação, água e saneamento, moradia e direitos democráticos e legais fundamentais para a esmagadora maioria de seus cidadãos, mesmo nas grandes cidades. É uma utopia imaginar qualquer desenvolvimento significativo nessas terras como resultado de tal legislação. O Expresso Tribune relatou o seguinte sobre a capital da província de KPK: “A Organização Mundial da Saúde classificou Peshawar como a segunda cidade mais poluída do mundo”.

Dominação e opressão imperialista
Desde a divisão da Índia pelos britânicos, a burguesia historicamente atrasada e corrupta e seu capitalismo podre não conseguiram completar as tarefas básicas da revolução democrática nacional, incluindo a criação de um Estado-nação capitalista moderno. Eles não conseguiram desenvolver a infraestrutura física e social para integrar as diferentes nações e regiões em um país coeso. Todo desenvolvimento escasso que chegou a ocorrer foi de caráter altamente desigual e contraditório. Em algumas grandes cidades você pode ver ilhas de desenvolvimento e riqueza, mas a grande maioria da população continua em extrema miséria e pobreza. Essa desigualdade é evidente nessas terras onde essa modernização capitalista penetrou, perverteu e provocou essa primitividade em vez de aboli-la e criar condições sociais avançadas.

O Raj britânico manteve as chamadas Áreas Tribais na fronteira com o Afeganistão como uma zona de amortecimento e um posto avançado militar em sua luta com a Rússia tzarista. Os povos desses terrenos haviam crescido várias vezes contra os ocupantes britânicos. Em 17 de abril de 1948, o pai fundador do Paquistão e primeiro governador-geral Jinnah se dirigiu aos membros da tribo dizendo “… nós ordenamos, como você sabe, a retirada das tropas do Waziristão como um gesto concreto e definitivo de nossa parte – que te tratamos com absoluta confiança e confiamos em você como nossos irmãos muçulmanos do outro lado da fronteira … o Paquistão não deseja interferir indevidamente em sua liberdade interna”. Essa política de intervenção mínima e negligência absoluta, durante anos foi concebida desde o início do Paquistão.

No entanto, houve uma certa industrialização e desenvolvimento de infraestrutura durante o primeiro governo de PPP de Zulfiqar Ali Bhutto. “As alocações de desenvolvimento que ficaram em Rs. 8,28 milhões de Rúpias (Rs) em 1971-72 aumentaram para Rs.16 milhões em 1975-76 … um total de Rs.18.20 milhões estava disponível com o governo de N.W.F.P. para FATA durante 1975-76…. a área plantada total nas áreas tribais aumentou de 89,2 mil acres em 1971-72 para 150 mil acres em julho de 1975”, segundo o livro “O Arquiteto do Novo Paquistão”, de Sayed Rasul Raza.

Esses projetos incluíam estradas, eletrificação, água potável, irrigação, saúde e educação. Segundo o mesmo livro, “o número de escolas primárias nas áreas tribais aumentou de 476 para 1008; de escolas médias de 34 para 155; de escolas secundárias de 27 para 86, de duas para oito; e de oficinas técnicas de duas para sete… 39 hospitais, 117 dispensários, 13 Clínicas de TB e nove centros rurais de saúde foram estabelecidos até agora nas áreas tribais”.

Mas isso foi interrompido logo após a Revolução Saur no vizinho Afeganistão, em 1978. As áreas tribais tornaram-se uma via de acesso para a insurgência islamita contrarrevolucionária apoiada pela CIA com a ajuda do Estado paquistanês. Tornou-se um interesse do Estado manter essas áreas sem lei e isoladas para usá-las para treinar e abrigar os “Mujahideen” (guerreiro santo). Uma economia paralela do tráfico de drogas e do contrabando surgiu, causando grandes desigualdades e contradições na região. Novos bilionários emergiram do nexo maligno de fanáticos religiosos e estado reacionário financiado por atividades criminosas hediondas, enquanto a maioria das massas permanecia destituída.

Com o início da chamada Guerra Contra o Terror, dos EUA, essas terras tornaram-se novamente um ponto crítico. Diferentes facções de gangues do Taleban começaram a assumir o poder depois de serem expulsas do Afeganistão. Com o apoio tácito do Estado profundo, eles se depararam com uma série de assassinatos, extorsões e execuções de qualquer um que ousasse desafiar sua hegemonia. Foi somente depois que essas gangues tiveram uma pressão excessiva e agressiva dos EUA e outros imperialistas que o Estado do Paquistão realizou algumas ações cosméticas. Milhões de pessoas foram obrigadas a se refugiarem em seu próprio em seu próprio país. Enquanto aqueles que permaneceram sofreram a carnificina dos ataques dos drones imperialistas, da operação militar e do terrorismo islâmico. Foi depois de todos esses anos de destruição e privação que os jovens desta região se levantaram em desafio a situação.

Reação Pashtun e o PTM: fonte de inspiração e esperança
A recente coletiva de imprensa do porta-voz do Exército mostra o pânico entre os governantes. Enquanto tentavam defender o “Bom Taleban”, eles ameaçaram Ali Wazir. Nas primeiras horas de 06 de junho, houve relatos de “bons talibãs” reunidos em torno da aldeia de Ali e tentando sitiar sua casa, ameaçando sua vida.

A crescente crise socioeconômica no Paquistão está se manifestando como rachaduras no topo. O Estado profundo e os representantes tradicionais da burguesia estão presos em uma amarga luta sem precedentes. O Paquistão não é estranho à instabilidade política, mas desta vez nenhum time parece ser capaz de derrotar seus adversários.

O prolongado atrito está expondo todo o governo e as fileiras e os conflitos entre eles estão ficando mais severos a cada dia. Todo o sistema falhou miseravelmente em fornecer não apenas o básico para uma vida humana decente, mas também a segurança e proteção dos cidadãos comuns. Uma brutal repressão maciça contra líderes e ativistas da PTM pode desencadear uma rebelião muito mais ampla inspirando jovens e trabalhadores em todo o país. Tal movimento pode alcançar seus objetivos e se salvar através de uma transformação fundamental da sociedade. Nenhuma repressão estatal, por mais grave que seja, será capaz de sufocar as massas despertas. Mas somente a vitória de uma revolução socialista lançaria as bases para uma sociedade livre de exploração e opressão.

 

 

LEIA MAIS

Farooq Tariq, porta-voz do AWP (Partido dos Trabalhadores Awami), apoia Ali Wazir nas eleições de julho do Paquistão

Marcado como:
paquistão / pashtun