Pular para o conteúdo
Especiais
array(1) { [0]=> object(WP_Term)#20984 (10) { ["term_id"]=> int(4211) ["name"]=> string(41) "Lateral Esquerda - Cobertura da Copa 2018" ["slug"]=> string(39) "lateral-esquerda-cobertura-da-copa-2018" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(4211) ["taxonomy"]=> string(9) "especiais" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(69) ["filter"]=> string(3) "raw" } }

Dramático: Argentina conquista a classificação e vai pegar a França nas oitavas

Por Diogo Xavier, para o Lateral Esquerda

No outro jogo do grupo, Croácia vence a Islândia e confirma melhor campanha da fase de grupos 

O povo argentino é dado aos dramas, entre a tragédia e a alegria profunda vivem a vida intensamente seja no futebol, música e política. Sua seleção ofereceu os elementos necessários na última rodada da fase de grupos.

O jogo contra a Nigéria começou com o time muito ligado e indo pra cima, já aos 14 minutos Lionel Messi recebeu um lindo passe de Banega e marcou o gol que colocava os argentinos na frente e dava a classificação.

O restante do primeiro tempo foi de poucas chances para os dois lados. Uma Nigéria que não conseguia ir em busca da classificação e uma Argentina que parecia estar satisfeita com o resultado. A chance mais clara foi de Higuain que perdeu mais uma oportunidade em jogo decisivo pela Albiceleste.

No outro jogo da chave o primeiro tempo foi de uma Islândia que não conseguia sair do seu estilo defensivo, mesmo precisando do placar e uma Croácia trocando passes e gastando relógio.

Na volta do segundo tempo o árbitro marcou pênalti de Mascherano em Balogun após um puxão do argentino e Moses fez aos 6 minutos o gol que dava a classificação aos africanos. A partir daí a partida ganhou contornos dramáticos.

A Argentina não conseguia tomar o controle do jogo e a Nigéria era muito perigosa principalmente pela esquerda com a velocidade de Musa numa região onde Mercado subia muito para apoiar e deixava uma liberdade grande para o avanço do nigeriano.

Após uma subida atrapalhada de Rojo a Nigéria ficou próxima de virar o jogo, mas a bola foi desperdiçada num chute para fora, em lance em que poderia ser marcado pênalti. Com um toque na mão do defensor argentino, a jogada foi revisada pelo VAR, mas o árbitro decidiu que o lance foi normal.

Aos 41 minutos do segundo tempo Rojo se redimiu, pegou de primeira um cruzamento do Mercado e colocou a bola no fundo das redes. Foi o gol redentor para a Albicleste e festa de sua torcida que lotou o estádio de São Petesburgo.

Um destaque a parte é a participação de Diego Armando Maradona. Dom Diego que está presente em todos os jogos da sua seleção dá um show com danças, gritos e suas caras e bocas. É um personagem peculiar do futebol mundial e uma bandeira da América Latina tendo recentemente mandado no seu programa, De la mano del Diez, apoio ao presidente Lula contra a sua prisão arbitrária no Brasil.

A Islândia no outro grupo da chave mostrava sua total inoperância no ataque, a Croácia jogando pro gasto conseguiu entrar com uma boa tabela e abrir o placar e com um pênalti os Vikings empataram o jogo aos 21 minutos do segundo tempo, mas no resto da partida não conseguiram pressionar a meta Croata. Em uma roubada de bola a Croácia virou, fez o segundo e definiu os rumos da partida. Estava selada a campanha com 100% de aproveitamento, o melhor futebol do grupo e um duelo menos difícil nas oitavas de final. A liderança do grupo ficou com a nação que mereceu as três vitórias e com uma defesa sólida e um meio de campo muito qualificado tem tudo para continuar apresentando um bom futebol nesse Mundial.

Aos Islandeses a eliminação na primeira fase já era algo esperado pela dificuldade da chave, mas o confronto com a Argentina entra pra história como a grande atuação de uma equipe debutante em mundiais e que sai de cabeça erguida pela participação na Rússia.

As oitavas de Final já garantem no seu início um duelo de campeões mundiais, Franceses e Argentinos fazem no sábado um jogo de equipes em estágios diferentes e que promete ser um grande jogo dessa Copa.

Mais sobre a cobertura da Copa do Mundo na Rússia no Lateral Esquerda: http://esquerdaonline.com.br/a-lateral-esquerda