Pular para o conteúdo
BRASIL

Maria Esther Bueno: A maior tenista brasileira

Diogo Xavier, de Recife (PE)

O esporte brasileiro se despediu de uma de suas maiores expoentes. Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira, faleceu nesta sexta, 08, aos 78 anos, vítima de um câncer. A Bailarina do Tênis, como ficou conhecida, fez parte de uma era de ouro do esporte nacional, nas décadas de 1950 e 1960, quando o Brasil foi bicampeão mundial de futebol (1958 e 1962) e Éder Jofre foi campeão mundial de boxe. Neste momento uma brasileira dominou o tênis feminino.

Nascida em São Paulo em 1939, Maria Esther Bueno rompeu muitos paradigmas para se firmar como uma tenista de excelência. Sendo atleta de um esporte pouco conhecido e praticado no Brasil, nunca teve o devido reconhecimento, mesmo em tempos de Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Fez história em um esporte com pouquíssima participação feminina e que até hoje tem premiações de valores diferentes por gênero. Billie Jean King, que fez campanha histórica pela igualdade das mulheres no tênis e fundadora da WTA (Women’s Tennis Association), declarou em 2009: “Maria era uma grande estrela que chamou grande atenção dos fãs, em um tempo em que os homens dominavam os holofotes. Ela merece ser reconhecida.”

A carreira de Maria Esther teve um início já avassalador, vencendo o torneio de Wimbledon aos 19 anos. No ano seguinte venceu os quatro Grand Slam nas duplas. Dona de 19 títulos de Grand Slam e 71 troféus, foi uma das maiores vencedoras em toda a história do tênis mundial.

Em 1978 entrou para o Hall da Fama e se tornou uma propagadora do esporte no País. Nos últimos anos trabalhava como comentarista por um canal de TV fechada e continuava divulgando o tênis no Brasil.

O país perde a sua maior tenista e uma das mulheres mais importantes na divulgação do esporte.

Visite o site de Maria Esther Bueno (Em inglês)

 

Marcado como:
Esportes / Tenis