Pular para o conteúdo
BRASIL

TST declara greve dos petroleiros ilegal, mas movimento continua

Por Pedro Augusto Nascimento, de Mauá, SP

Em decisão relâmpago da ministra do TST Maria de Assis Calsing, tomada nesta noite (29), a Petrobrás e a Advocacia Geral da União tiveram atendidos o seu pedido de liminar considerando ilegal e abusiva a greve nacional petroleira, que sequer havia se iniciado, e estipulando multa de R$ 500 mil por dia de descumprimento da decisão de manter 100% dos trabalhadores atuando.

A tese apresentada pelos representantes do governo Temer (AGU) e da Petrobrás, é a de que uma greve só poderia ser considerada legal caso se tratasse de uma reivindicação econômica ou de condições de trabalho.

De forma esdrúxula, a ministra ainda acrescentou na sua decisão que a categoria seria supostamente “…despojada de toda e qualquer sensibilidade… É potencialmente grave o dano que eventual greve da categoria petroleira irá causar à população brasileira.”.

A população brasileira já está sofrendo as graves consequências da disparada do preço do gás de cozinha e dos combustíveis e não foram os petroleiros que causaram esse problema. A principal dessas consequências é a justa greve dos caminhoneiros, que já dura 8 dias, e que tem como efeito o desabastecimento do país.

Toda a responsabilidade por essa crise é de Michel Temer e Pedro Parente, que insistem em manter a atual política de preços da Petrobrás para não desagradar os importadores de combustível e atrair interessados para a compra das refinarias da Petrobrás.

Por outro lado, ao exigir a redução do preço do gás e dos combustíveis através do fim da atual política de preços praticada pela Petrobrás, solução também para o atendimento do pleito dos caminhoneiros, os petroleiros apontam para a solução da situação de crise que o Brasil se encontra, e não o contrário.

A decisão da Ministra é inconstitucional pois, na prática, invalida e condiciona o direito de greve à opinião política de um juiz. Pelo seu critério, a única coisa que caberia aos petroleiros diante da venda das refinarias seria lamentar.

Por isso, os petroleiros precisam contra-atacar juridicamente essa decisão, assim que seus sindicatos forem notificados, mas principalmente deflagrar a greve, e não se intimidar com essa ameaça do TST.

O governo Temer está vivendo o seu momento mais delicado, e Pedro Parente já tornou-se o inimigo público número 2 do país, só perdendo para o seu chefe. Por isso, a greve nacional dos petroleiros tem todas as condições de tornar inviável a sequência da política de preços e do plano de desmonte da Petrobrás, o que acarretaria na queda de Pedro Parente e na fragilização ainda maior de Temer.

No entanto, para alcançar essa vitória, será imprescindível a unidade da FUP e da FNP, apoiando-se nas bases para a definição dos rumos do movimento.

Marcado como:
greve / petroleiros