Vera Lúcia Gonzaga, do movimento Mães de Maio, presente!

Frequência Caiçara

Na última quinta-feira (03/05) faleceu Vera Lúcia Gonzaga, uma das fundadoras do Movimento Mães de Maio, ao lado de Debora Silva Maria, entre outras mulheres que transformaram a dor em luta, e há doze anos dão exemplo de perseverança e solidariedade.

Neste vídeo, gravado em outubro de 2016, parte de uma entrevista que estava em arquivo, Vera fala sobre os crimes de maio de 2006, sobre a impunidade e a busca por justiça. Num determinado momento recorda a situação das mães que perderam e perdem seus filhos assassinados por quem “supostamente” deveria proteger. Segundo ela, parte estão com problemas sérios de depressão, de doenças decorridas pós tragédia e, assim, isoladas e com pouca esperança num futuro promissor advindo da Justiça brasileira.

Vera partiu em silêncio, consciente.

Encontrada pelo filho, de acordo com Paulo, deitada na cama de seu quarto junto de fotos da filha e do Genro. Na porta do quarto do filho, deixou uma camisa do movimento, um último recado ao filhos. Amigos e familiares disseram que ela andava triste, um tanto deprimida. Difícil entender os caminhos da vida. A certeza que fica é que foram doze anos de luta, de luto, de dor e de muita coragem em ousar desafiar o Estado.

Vera presente, hoje e sempre. Seguiremos.

Marcado como:
mães de maio