França: 160 mil marcharam neste sábado contra 1 ano de Governo Macron
Publicado em: 5 de maio de 2018
Por Lucas Fogaça, Porto Alegre/RS
Foto: La France Insoumise
Segundo Jean-Luc Mélenchon, líder da França Insubmissa, neste sábado (05 de maio) 160 mil pessoas marcharam nas ruas de Paris contra o primeiro ano de Governo de Emmanuel Macron. A luta é também em defesa dos direitos trabalhistas e contra as privatizações.
A manifestação chamada #STOPMACRON foi convocada por sindicatos, partidos e diversos movimentos sociais e artísticos. Após a marcha, umas séries de eventos políticos e culturais vão ocorrer terminando com um concerto às 20h na Praça da Bastilha.
Entre os grupos políticos que organizaram a “Festa à Macron” estavam o Novo Partido Anticapitalista (NPA), a França Insubmissa, o Partido Comunista Francês (PCF) e a Central Geral dos Trabalhadores (CGT). O protesto ocorre num momento de importantes lutas dos trabalhadores franceses como a dos ferroviários e agora dos trabalhadores da Air France que levou a renúncia do presidente da companhia.
A mobilização de hoje é um passo importante na resistência aos planos do governo contra os trabalhadores e os serviços públicos. Um novo dia de luta já está marcado para 26 de maio.
Veja mais sobre a Festa à Macron no vídeo da França Insubmissa https://www.facebook.com/lafranceinsoumise/videos/628644370821153/UzpfSTExNDUwMzI4NzQ5OjEwMTU2NDM3Mjg2NzMzNzUw/
Top 5 da semana

mundo
Carta aberta ao presidente Lula sobre o genocídio do povo palestino e a necessidade de sanções ao estado de israel
brasil
Paralisação total nesta quinta pode iniciar greve na Rede Municipal de Educação de BH
editorial
É preciso travar a guerra cultural contra a extrema direita
marxismo
O enigma China
mundo