Pular para o conteúdo
MUNDO

França: 160 mil marcharam neste sábado contra 1 ano de Governo Macron

Por Lucas Fogaça, Porto Alegre/RS

Foto: La France Insoumise

Segundo Jean-Luc Mélenchon, líder da França Insubmissa, neste sábado (05 de maio) 160 mil pessoas marcharam nas ruas de Paris contra o primeiro ano de Governo de Emmanuel Macron. A luta é também em defesa dos direitos trabalhistas e contra as privatizações.

A manifestação chamada #STOPMACRON foi convocada por sindicatos, partidos e diversos movimentos sociais e artísticos. Após a marcha, umas séries de eventos políticos e culturais vão ocorrer terminando com um concerto às 20h na Praça da Bastilha.

Entre os grupos políticos que organizaram a “Festa à Macron” estavam o Novo Partido Anticapitalista (NPA), a França Insubmissa, o Partido Comunista Francês (PCF) e a Central Geral dos Trabalhadores (CGT). O protesto ocorre num momento de importantes lutas dos trabalhadores franceses como a dos ferroviários e agora dos trabalhadores da Air France que levou a renúncia do presidente da companhia.

A mobilização de hoje é um passo importante na resistência aos planos do governo contra os trabalhadores e os serviços públicos. Um novo dia de luta já está marcado para 26 de maio.

Veja mais sobre a Festa à Macron no vídeo da França Insubmissa https://www.facebook.com/lafranceinsoumise/videos/628644370821153/UzpfSTExNDUwMzI4NzQ5OjEwMTU2NDM3Mjg2NzMzNzUw/