Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Metalúrgicos em movimento: pelas liberdades democráticas e #LulaLivre

Por: Elber Almeida, do ABC, SP

Neste dia 26 de abril, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, uma comissão de mobilização se reuniu com a presença de centenas de metalúrgicos, membros e representantes de movimentos sociais e partidos políticos de esquerda, como PT, PCdoB, PSOL, PCO, MTST, sindicato dos químicos, bancários, SINPRO, dentre outras forças. Além da solidariedade ao acampamento de Curitiba pela libertação do ex-presidente Lula, diversos atos e ações foram marcadas no ABC, como a participação no 1º de maio de luta.

Entre as atividades discutidas, o dia do trabalhador, no ABC, será com caminhada do sindicato até a Praça da Matriz de São Bernardo do Campo e ato na Praça da República. E como ação de grande potencial, no dia 5 ocorrerá a abertura do congresso dos metalúrgicos do ABC, que se transformou no lançamento da frente pela democracia.

O Comando de Mobilização é um instrumento histórico de luta dos metalúrgicos e foi muito importante nas décadas de 80 e 90 por dirigir as greves da categoria. Isso significa que a mobilização pela defesa das liberdades democráticas ganha um poderoso reforço.

Aqueles que lutam contra os retrocessos sociais e democráticos que atingem o nosso país de forma acelerada desde o golpe parlamentar de 2016 devem se somar a mais estas iniciativas. A unidade na luta contra os retrocessos passa pela frente entre as diversas organizações dos trabalhadores, que mesmo sem eliminar suas diferenças podem reconhecer o inimigo em comum.

Num momento em que matam lideranças políticas e sindicais, militantes dos direitos humanos, e prendem um ex-presidente num julgamento político é necessário tornar a luta pelas liberdades democráticas, contra a repressão aos movimentos populares, pela apuração dos crimes cometidos contra os que lutam pelo povo, e contra a militarização da vida como ocorre no Rio de Janeiro, uma luta conhecida por todos e que movimente a imensa maioria trabalhadora.

A Frente Povo Sem Medo, organizações de esquerda e sindicatos devem jogar suas forças para lotar o sindicato no dia 5 de maio, pelas liberdades democráticas e contra a prisão de Lula.

Marcado como:
abc / lula / metalúrgicos