Pular para o conteúdo
MUNDO

A economia global atingiu o pico?

                                                                               

Artigo de Michael Roberts

 Tradução: Valerio Arcary

 

O otimismo para o crescimento econômico global permanece. Mas a aceleração em 2017 das baixas taxas de crescimento  observadas em 2015-6 parece ter parado no primeiro trimestre de 2018. Para saudar a reunião semestral do FMI e do Banco Mundial em Washington para discutir os últimos desenvolvimentos econômicos, Maurice Obstfeld, economista-chefe do FMI, afirmou que “a economia mundial continua a mostrar uma dinâmica de base ampla”. Mas “contra esse pano de fundo positivo, a perspectiva de um conflito de base igualmente ampla sobre o comércio apresenta um quadro chocante”.

O FMI elevou sua previsão de crescimento do PIB real mundial para 3,9% para este ano e para 2019. Essa melhora em relação aos níveis ruins de 2015 e 2016 é baseada no aumento do investimento e na recuperação do comércio mundial (que agora parece estar ameaçado). As principais economias do capitalismo mundial estão se saindo melhor, mas as idiotices do protecionismo no comércio por parte de Donald Trump estão ameaçando essa recuperação. Essa parece ser a principal preocupação.

Mas Obstfeld está preocupado com os altos níveis da dívida global, em residências, corporações e governos. Com as taxas de juro a subir, à medida que o Fed dos EUA e, possivelmente, outros grandes bancos centrais começarem a aumentar as suas taxas de rolagem da dívida pública, o custo do serviço de dívida recorde aumentará. Isso ameaça mais investimentos em ativos produtivos (criação de valor) e também instabilidade nos mercados financeiros.


Gráfico 1 -Todas as bolhas: os ativos financeiros em relação à renda pessoal disponível

 

Já houve uma “correção” nos mercados acionários mundiais de cerca de 13% desde o início do ano, à medida que os especuladores financeiros começam a se preocupar com uma guerra comercial internacional e com o aumento dos custos da dívida. E isso apesar das enormes doações em cortes de impostos para corporações dos EUA introduzidas por Trump. Esses cortes de impostos aumentaram acentuadamente (temporariamente) os lucros das maiores corporações dos EUA, especialmente os bancos. Mas esse dinheiro extra (pago por cortes adicionais nos serviços públicos federais dos EUA e um grande aumento no endividamento do governo) não está indo principalmente para o investimento extra-produtivo. Ele está sendo usado para recomprar ações corporativas para aumentar o preço das ações das empresas e em pagamentos extras de dividendos aos acionistas.


Gráfico 2 – O uso de caixa das 500 maiores empresas segundo o Standard and Poors

As empresas do S & P 500 já anunciaram cerca de US $ 167 bilhões em novas autorizações de recompra este ano, e analistas do JPMorgan preveem que a tendência será acelerada neste trimestre, já que as diretorias digerem a totalidade dos cortes de impostos aprovados em dezembro. No geral, as empresas norte-americanas recompraram cerca de US $ 800 bilhões de suas ações este ano, ante US $ 525 bilhões em 2017, e aumentaram os pagamentos de dividendos em cerca de 10%, para um recorde de US $ 500 bilhões. Embora as empresas norte-americanas aumentem seus gastos em investimentos, pesquisa e desenvolvimento em 11% para mais de US $ 1 trilhão neste ano, os retornos dos acionistas na forma de recompras e dividendos crescerão 21,6%, para quase US $ 1,2 trilhão. A onda de recompra também elevará a quantidade de lucro das empresas por ação. Espera-se que as empresas do S & P 500 apresentem um crescimento nos lucros de 17,1% no primeiro trimestre, o que seria o maior crescimento desde o início de 2011, segundo a FactSet. Isso é muito acima da taxa de 11,3% projetada no início do ano.

Por outro lado, o investimento empresarial dos EUA em novas fábricas, maquinário e tecnologia, embora suba em valores brutos, mal consegue acompanhar a depreciação (desgaste) dos ativos fixos existentes. Apesar da recente aceleração do investimento, o investimento líquido das empresas não recuperou os níveis alcançados em 2014 (excluindo às vésperas da última recessão).


Gráfico 3 – Investimento fixo não-residencial (em valores ajustados sazonalmente)

Argumentei antes que o investimento empresarial, não apenas nos EUA, mas na maioria das grandes economias permanece baixo em relação à Grande Recessão, há dez anos, por duas razões principais: rentabilidade relativamente baixa e níveis de dívida recorde. Em um post anterior, usando dados do banco de dados AMECO da UE, mostrei que a taxa de lucro na maioria das grandes economias permanece abaixo de 2007 e até 1999, pelo menos até 2016.

Gráfico 4 – Percentual de mudança na taxa de lucro

 

 

Houve uma pequena recuperação na rentabilidade na Europa em 2017, mas uma nova queda nos EUA, apesar do aumento dos lucros totais.Em seus últimos relatórios, o FMI apontou que a dívida global agora atingiu níveis recordes, à medida que os bancos centrais colocaram o crédito em bancos e instituições financeiras e as empresas e corporações fizeram empréstimos a taxas de juros muito baixas para especular em mercados de ações e títulos ou imóveis. Os governos também continuaram a acumular níveis mais altos de dívida pública para financiar resgates às instituições financeiras e cobrir os crescentes déficits orçamentários criados por reduções de impostos e gastos extras com defesa.

Gráfico 5 – Dívida global em novo recorde de alta

 

 

De acordo com o FMI, a dívida global atingiu um novo recorde de US $ 164 trilhões em 2016, o equivalente a 225% do PIB global. Tanto a dívida pública quanto a privada aumentaram ao longo da última década. Dos US $ 164 trilhões, 63% é dívida do setor privado não financeiro (devida pelas famílias em hipotecas e empresas em títulos e empréstimos) e 37% é dívida do setor público. Economias avançadas têm a maior parcela da dívida mundial. Mas, nos últimos dez anos, as economias de mercado emergentes foram responsáveis pela maior parte do aumento. As proporções da dívida em relação ao PIB nas economias avançadas estão em níveis não vistos desde a Segunda Guerra Mundial. Os índices de dívida pública têm aumentado persistentemente nos últimos 50 anos. Nas economias de mercado emergentes, a dívida pública está em níveis vistos apenas durante a crise da dívida dos anos 80.

Gráfico 6- Dívida governamental. A proporção das dívidas para o PIB está em seus níveis históricos mais altos. 

Os EUA ainda são a maior e mais importante economia capitalista do mundo. Mas estão perdendo peso constantemente em relação às crescentes potências econômicas da Ásia, particularmente da China. Essa é a força motriz por trás da cruzada protecionista de Trump sobre o comércio e seus enormes cortes no imposto corporativo para os negócios americanos. Os cortes de impostos levarão a um aumento significativo na dívida federal dos EUA nos próximos anos e isso significa custos mais altos de juros que absorverão o financiamento que poderia ter sido usado para manter os serviços públicos e expandir a infra-estrutura extremamente necessária. O FMI calcula que o déficit anual do governo dos EUA subirá acima de US $ 1 trilhão nos próximos três anos para alcançar 5% do PIB, elevando o nível da dívida do governo para 117% do PIB dos EUA. De acordo com o FMI, os EUA serão a única economia com uma proporção da dívida pública crescente em relação ao PIB nesse período.

Gráfico 7 – Os Estados Unidos se notabilizam entre as economias avançadas por ser a única em que há previsão de aumento na relação dívida-PIB

 

De fato, o imperialismo dos EUA continua a revelar sua vulnerabilidade de longo prazo. Os EUA agora têm um passivo de investimento líquido com outras economias do mundo, na ordem de 9,8% do PIB mundial. Isso se compara aos países que são credores líquidos: Japão (3,9%), Norte da Europa (6,4%) e China (2,3%). Esse passivo líquido dos EUA mede o estoque de investimento e o montante de crédito feito por outros países nos EUA após a dedução de investimentos e empréstimos no exterior. O imperialismo dos EUA está extraindo mais valor líquido de outras economias para financiar seu crescimento, mas às custas de se tornar mais dependente de “tributo” em vez de comércio. O FMI prevê que o passivo líquido dos EUA para estrangeiros chegará a 50% do seu PIB até 2023, ou 10,7% do PIB mundial. Isso se compara com a responsabilidade combinada das economias periféricas exploradas do mundo de 7,8%. O imperialismo norte-americano foge disso porque ainda é a maior economia do mundo, com o maior setor financeiro, com o dólar como moeda de reserva mundial e o policial do mundo pelo imperialismo.

Gráfico 8 – Dívida líquida dos EUA (como percentual do PIB)

Quanto às chamadas economias capitalistas emergentes, o FMI ressalta que, embora os fluxos de capital estrangeiro tenham permanecido robustos nos últimos anos, à medida que a “maré de liquidez global” recua com os bancos centrais elevando as taxas de juros, os fluxos para mercados emergentes podem cair até US $ 60 bilhões por ano, o equivalente a cerca de um quarto dos totais anuais em 2010-17. “Nesse cenário, tomadores de empréstimos com menos capacidade de crédito podem experimentar fluxos de saída relativamente maiores. Países de baixa renda podem ser afetados, porque mais de 40% deles estão sob alto risco de contrair dívidas. ”

A rentabilidade decrescente e o endividamento crescente (capital fictício, para usar o termo de Marx) são uma receita para uma desagradável queda no capitalismo global. Como o FMI admitiu: “Olhando para o futuro, as chances de uma desaceleração continuam elevadas, e há até uma pequena chance de uma contração econômica global no médio prazo”.

No final do ano passado, fiz minha previsão anual para a economia mundial em 2018. Nesse post, reconheci que não esperava a relativa recuperação do crescimento global em 2017 depois dos “anos ruins” de 2015 e 2016. Mas eu não estava convencido de que essa “recuperação” significava que a Longa Depressão de baixo crescimento, investimento e lucratividade (juntamente com a renda média estagnada das famílias) havia acabado. Salientei que o crescimento do PIB global da projeção do FMI na época ainda era menor do que a tendência pós-1965 de crescimento de 3,8% e os ganhos esperados em 2017-2018 seguiram uma recuperação excepcionalmente fraca após a Grande Recessão. O FMI elevou sua projeção para 3,9% neste ano e no próximo, mas não parece confiante de que será atingido e, após 2019, espera uma desaceleração significativa novamente.

No entanto, eu estava prevendo uma nova recessão global em 2018. Disse então que “o que parece ter acontecido é que houve uma recuperação cíclica de curto prazo a partir de meados de 2016, após uma recessão quase global a partir do final de 2014- meados de 2016. Se o ciclo de Kitchin (curto prazo) foi em meados de 2016, o pico deve ser em 2018, com uma oscilação para baixo novamente depois disso.” Os últimos dados econômicos no primeiro trimestre de 2018 sugerem que o crescimento atingiu o pico globalmente O endividamento elevado e a baixa rentabilidade permanecem, e esses fundamentos não sugerem nenhuma vantagem adicional – pelo contrário.