Não temos nenhuma confiança no Supremo Tribunal Federal ou na imparcialidade da justiça burguesa!
São milhares de jovens presos, na sua maioria, pobres e negros, que sequer tem o direito a julgamento.
Tudo isso se agrava com a decisão do STF ao negar o habeas corpus do ex-presidente Lula, pois essa decisão reafirma, com ampla divulgação pela mídia, que a prisão em segunda instância deve ocorrer sem levar em consideração a presunção de inocência.
Essa é uma conquista democrática, prevista na constituição, na qual nos apoiamos para denunciar os abusos autoritários que prendem e matam jovens negros e pobres da periferia todos os dias.
Além do mais, comprova a seletividade da justiça burguesa ao tratar de forma diferente a maioria dos corruptos soltos, a começar pelo atual presidente Michel Temer.
A CSP Conlutas sempre defendeu a prisão de todos os corruptos e corruptores, bem como a expropriação de todos os seus bens e a devolução do que foi roubado aos cofres públicos. Mas isso não significa apoiar nenhuma condenação sem provas.
Esses elementos nos levam a dizer que a decisão de ontem reforça a arbitrariedade da ditadura de toga. Acreditamos que a melhor forma de enfrentar essa realidade é aprofundar a mobilização da classe trabalhadora contra os ataques aos direitos sociais e democráticos.
Foto: STF
Comentários