Liberdade imediata a Padre Amaro, liderança que atuava com missionária Dorothy Stang, no Pará

Por: Dion Monteiro, componente do Movimento Xingu Vivo para Sempre

Durante aproximadamente 15 anos, Padre Amaro, membro da Comissão Pastoral da Terra/PA andou, por dentro da floresta e em quilômetros de estradas de piçarra, com a missionária Dorothy Stang, no município de Anapú, no Pará. Ambos ajudavam a organizar trabalhadores sem-terra na luta pela conquista de um pedaço de chão para cultivar e viver. Esta ação levou ao assassinato de irmã Dorothy, em 2005. Hoje, 27, as mesmas forças que fizeram um consórcio para eliminar Dorothy, prepararam um verdadeiro circo para prender Padre Amaro.

Pela manhã, uma equipe da Polícia Civil do PA prendeu o padre sob as absurdas acusações de formação de quadrilha, tráfico de drogas e de armas, assédio sexual e extorsão. As acusações beiram o ridículo, em uma clara intenção de desqualificar e desmoralizar alguém que todos os dias se confronta com as elites locais.

Imediatamente, uma série de organizações e figuras públicas lançaram nota em defesa de Padre Amaro. A advogada da Prelazia do Xingu já entrou com pedido de Habeas Corpus, mas é necessário que seja feita pressão de todos os lados para que Padre Amaro seja posto em liberdade. O maior perigo, nesse momento, é porque o padre foi mandado para a penitenciária de Altamira, justamente onde está o fazendeiro conhecido como “Taradão”, preso por ser um dos mandantes do assassinato de Dorothy Stang.

Segue, abaixo, um vídeo onde Padre Amaro fala um pouco de sua luta: