Pular para o conteúdo
Especiais
array(1) { [0]=> object(WP_Term)#20985 (10) { ["term_id"]=> int(4300) ["name"]=> string(33) "Carnaval 2018 e (é) resistência" ["slug"]=> string(29) "carnaval-2018-e-e-resistencia" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(4300) ["taxonomy"]=> string(9) "especiais" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(18) ["filter"]=> string(3) "raw" } }

Já é Carnaval, Salvador; e o Esquerda Online montou o rolê para você cair na folia

Por: Jean Montezuma, de Salvador, BA

Nada do que é humano me é estranho,
disse certa vez o velho Karl Marx. Pois, então, o que seria o Carnaval, senão uma das mais ricas e belas marcas de nossa humanidade? O Carnaval é uma das mais significantes manifestações culturais do Brasil. De Norte a Sul, cada estado e cidade tem o seu jeito de fazer a folia, seus ritmos, suas tradições, seus artistas e personagens. Em Salvador, como diria o verso eternizado pelo cantor Gerônimo, “Já é carnaval cidade! Acorda pra ver”.

E como já é Carnaval, o Esquerda Online resolveu dar uma forcinha para você que pretende curtir a folia soteropolitana. Preparamos uma lista com 10 atrações do Carnaval de Salvador em 2018 que você não pode perder. Se liga aí!

Bloco Mascarados

O bloco Mascarados já virou uma tradição na quinta-feira de Carnaval. Para participar do bloco, que desfila no circuito Dodô (Barra-Ondina), basta estar de fantasia. O bloco, que já foi comandado por Margareth Menezes e Preta Gil, esse ano terá o comando de Sandra de Sá e Liniker. A saída do bloco está marcada para as 23h.

Noite do samba
A quinta-feira de Carnaval no circuito Osmar (Campo Grande) tem como marca registrada o desfile dos blocos de samba, dentre eles os blocos Alerta Geral e  Amor e Paixão. Entre os artistas que se apresentarão, nomes consagrados como Xande de  Pilares e Nelson Rufino.

Daniela Mercury
Figura carimbada do Carnaval, a cantora desfilará dois dias com blocos sem cordas. Logo na quinta-feira estará no circuito Dodô (Barra-Ondina) e na terça-feira, último dia da folia, se apresentará no circuito Osmar (Campo Grande).

Anitta
Se liga, malandra, vai ter Anitta no Carnaval de Salvador sim! O Bloco das Poderosas vai desfilar na sexta-feira de Carnaval, sem cordas, no circuito Dodô (Barra-Ondina) com saída marcada para as 20h.

Ilê aiyê
Sábado de Carnaval é dia de ir ao curuzu, coração do bairro negro da Liberdade, para ver a saída do Ilê Aiê, o mais belos dos belos. Já são 44 anos de história do bloco Afro que esse ano trará como tema do seu Carnaval uma homenagem a Nelson Mandela: “Mandela- A Anzânia comemora o centenário do seu Madiba”. A cerimônia de abertura do Carnaval do Ilê será na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, no sábado, às 21h.

Armandinho, Dodô e Osmar
Os irmãos Macedo vão fazer a festa com a sua guitarra  baiana e os já consagrados clássicos do Carnaval de Salvador, como a música “Chame gente”. Serão quatro apresentações, todas elas sem cordas, na quinta, domingo, segunda e terça-feira, sempre no circuito Dodô (Barra-Ondina).

Filhos de Gandhy
O Afoxé Filhos de Gandhy  foi criado em fevereiro de 1949 por estivadores do porto de Salvador. O tapete branco, apelido recebido por conta da cor da sua fantasia com lençóis e toalhas brancas tranformadas em turbantes, desfilará seu batuque contagiante e o toque do agogô no domingo, saindo do Pelourinho às 15h, em direção ao circuito Osmar (Campo Grande). Na segunda, o Afoxé desfilará no circuito Dodô (Barra-Ondina) e na terça-feira retorna ao circuito Osmar.

Mudança do Garcia
A tradicional Mudança do Garcia é uma das marcas da segunda-feira de Carnaval. São ínúmeras bandas de fanfarras e marchinhas que arrastam uma multidão, saindo no final da manhã das ruas do bairro da Garcia, e literalmente invadindo a passarela oficial no circuito Osmar (Campo Grande). Participam desse desfile também os sindicatos, partidos de esquerda e diversos movimentos sociais, contribuindo para fazer da Mudança do Garcia um espaço de resistência.

Projeto Especial Respeita as Mina
Vale tudo no Carnaval? Lógico que não! Na segunda-feira de Carnaval teremos mais uma edição do projeto Respeita as Mina, que bota o bloco na rua para fazer a festa e também para dizer que basta de violência contra as mulheres. Esse ano, o bloco, que desfila sem cordas, será comandado pelas cantoras Pitty, Karina Buhr, e Tássia Reis. O desfile será no circuito Osmar (Campo Grande) com saída marcada paraas 17h.

Baiana System
O navio pirata da banda Baiana System também marcará presença no Carnaval. A banda que já foi a principal atração do Furdunço, pré-carnaval que arrastou uma multidão para as ruas no domingo, dia 04 de fevereiro, se apresentará no Carnaval com trio sem cordas, para fazer a festa da galera. A Baiana System vai tocar no sábado, no circuito Dôdo (Barra-Ondina) e na terça-feira no circuito Osmar (Campo Grande).

E tem muito mais! Vai ter Olodun, Cortejo Afro, Carlinhos Brown e o camarote andante; vai ter Psirico, Harmonia do Samba, Margareth Menezes, Preta Gil, Pablo Vittar. Se programe, prepare a fantasia, e venha curtir a folia, afinal, como também diz a letra da canção, “Atrás do trio elétrico, só não vai quem já morreu”.

Marcado como:
bahia / carnaval / salvador