O lirismo político de Paulinho Tó
Publicado em: 26 de janeiro de 2018
Da Redação
A música “Luisa e a Cidade” do cantor e compositor Paulinho Tó vira clipe com direção de Luan Cardoso. O lançamento aconteceu no dia 23 de janeiro, compartilhado nas redes sociais do artista.
Uma paixão platônica, uma obsessão, uma alucinação: Luisa é a personagem central da música “Luisa e a Cidade”. Essa canção, que é um dos únicos momentos de lirismo dentro do disco “De cara no asfalto” de Paulinho Tó, narra uma busca angustiante por Luisa. Com melodia e letra labirínticas, a cidade se torna um obstáculo para que esse amor se realize.
Em um disco predominantemente político é inevitável pensarmos essa canção como metáfora da realidade política brasileira: tal como o projeto brasileiro de desenvolvimento nacional, o amor de Luisa, como um castelo de areia, se desmancha justo quando parecia estar tão próximo.
No clipe de Luan Cardoso, que tem no elenco a atriz Paula Cassimiro e o próprio Paulinho Tó, o Viaduto do Chá é o palco dessa perseguição, gravada em longos planos contínuos e cortada por flashes de imagens (de lembrança ou imaginação).
Paulinho caminha angustiado pela cidade. Seu trajeto é interrompido diversas vezes por Luisa, que hora não é vista por ele, hora está caminhando apaixonada ao seu lado. Esses encontros são sempre interrompidos por seus “sumiços” repentinos, o que reforça a ideia de que Luisa não passa de uma alucinação.
No final da música, quando o amor parece poder se concretizar, Luisa desaparece de vez e Paulinho segue caminhando, triste, talvez resignado com a perda, talvez ainda à sua procura.
Além da direção, Luan Cardoso assina a fotografia, o roteiro e a edição. Assistência de direção é de Raphaela Crispim e a preparação de elenco é de Mariana Mayor, que é também coautora da música. Making of de J. V. Machado. Elenco: Paula Cassimiro e Paulinho Tó.
Clipe
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo