Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Lula tem o direito de ser candidato

Editorial 13 de dezembro,

Em tempo recorde, a oitava turma do Tribunal Regional Federal (TRF-4) marcou o julgamento de Lula, em segunda instância, para 24 de janeiro, período entre as férias escolares e o Carnaval.

O desembargador Gebran Neto levou cerca de cem dias para apresentar seu voto, um tempo consideravelmente menor que a média dos votos do relator na Operação Lava Jato, de 275,9 dias. Como a direita teme perder no voto popular, o objetivo é evidente: tirar o petista das próximas eleições presidenciais via ação do Judiciário. O mercado financeiro festejou a notícia.

Em um país em que Michel Temer (PMDB) segue como presidente e Aécio Neves (PSDB) como senador, para não falar de tantos outros corruptos famosos, excluir Lula das eleições é um grave ataque às liberdades democráticas. Perante o mais novo capítulo do golpe, acreditamos que é necessário, e urgente, a mais ampla unidade de ação em defesa das garantias democráticas e, por consequência, do direito de Lula ser candidato a presidente.

Ressaltamos que o portal Esquerda OnLine não defende politicamente Lula e o PT. Estamos empenhados na construção de uma nova alternativa de esquerda, para superar o programa de conciliação de classes do lulismo. Por isso, somos a favor de uma Frente de Esquerda Socialista e de uma candidatura presidencial do PSOL em 2018. Mas, mesmo não sendo petistas, defendemos o direito democrático de Lula, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto, a se candidatar.

A condenação do petista – até hoje, sem provas, diferentemente das fartas evidências existentes contra Temer, Aécio, Moreira Franco, Eliseu Padilha, e do atraso da Justiça em investigar Alckmin, Serra, entre outros líderes da direita tradicional – significa a continuidade do golpe parlamentar que derrubou o governo de Dilma Roussef (PT).

Evidentemente, a classe dominante não deu o golpe para dois anos depois o PT e Lula voltarem ao poder com outro governo de colaboração de classes. A burguesia quer um governo burguês “puro sangue” que dê continuidade ao programa de extermínio dos direitos sociais. Lula e o PT devem convocar a luta nas ruas contra a Reforma da Previdência. Somente com o povo mobilizado é possível construir uma grande resistência aos ataques aos direitos sociais e democráticos em curso neste momento.

A defesa do direito de Lula ser candidato é, em realidade, a defesa das liberdades democráticas de toda a esquerda, do PSOL, PSTU, PCB, MTST, sindicatos e movimentos sociais.

Temos que estar indignados contra esta Justiça dos ricos e poderosos. A mesma Justiça que, nesta terça-feira (12), desconsiderando todas as provas de inocência e fiando-se apenas em depoimentos de policiais militares, negou o recurso da defesa de Rafael Braga Vieira e considerou o ex-catador de latinhas culpado das acusações de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Rafael Braga, julgado por ser negro e pobre, terá que voltar à prisão assim que terminar o tratamento de saúde.

É preciso recordar, ainda, que a realidade está repleta de elementos autoritários, como ficou nítido nas prisões e conduções coercitivas da Polícia Federal na universidades federais (UFMG e UFSC).

Chegou a hora dos movimentos sociais, organizações de esquerda e democráticas se unirem em defesa das liberdades democráticas. É preciso uma forte reação unitária, a mais ampla possível, contra a escalada autoritária. Não podemos esperar mais.

Foto: Ricardo Stuckert