Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

5 de Dezembro: É preciso fortalecer a greve nacional no setor de transportes

Por Camila Lisboa, de São Paulo, SP

No dia 28 de Novembro, representantes das categorias do setor de transportes se reuniram na sede da Federação dos Trabalhadores de transportes rodoviários do estado de São Paulo para articular a participação desses setores na greve no dia 5 de Dezembro.

Participaram representantes da CUT, Força Sindical, CTB, CSP Conlutas, CGTB e Nova Central. Infelizmente, a UGT, Central à qual o Sindicato dos Rodoviários de São Paulo é filiado, não esteve presente.

Uma parte dos representantes dessas Centrais e de alguns sindicatos estavam bastante dispostos a construir a greve nas suas categorias. A motivação disso é o impacto negativo que tem a Reforma da Previdência sobre a vida da classe trabalhadora e o apelo que existe em toda a população contra a reforma. Outra parte dos representantes expressa preocupações com a realização da greve e demonstrou pouco engajamento na construção da greve em suas bases.

O encaminhamento concreto da Plenária foi a elaboração de uma material conjunto para ser distribuído para toda a população que utiliza os serviços de ônibus, metrôs e trens, pelo menos na capital paulistana.

Dessa forma, acreditamos ser possível desenvolver ao longo da semana a construção dessa resistência. Há um acúmulo das bases dessas categorias em relação a essa luta, pois no primeiro semestre deste ano, houve duas paralisações e a participação de alguns setores de transporte foi decisiva, como os metroviários de São Paulo.

As ameaças e perseguições aos sindicatos, orquestradas pelas patronais e governos são os motivos de preocupação de alguns dirigentes. A preocupação é justa porque há um processo de criminalização das greves e entidades sindicais. Isso se expressa em demissão de ativistas, multas absurdas aos sindicatos e judicialização imediata dos conflitos, com exigências que o transporte funcione em 100%.

No entanto, a greve que estamos construindo para o dia 5 de dezembro é um direito totalmente legítimo dos trabalhadores. O Congresso não apenas quer aprovar uma reforma que acaba com os direitos previdenciários do povo brasileiro, como também quer passar por cima da vontade de povo brasileiro, que já demonstrou que não concorda com essa reforma.

Dessa forma, acreditamos ser muito importante que a construção do dia 5 se fortaleça em todas as bases do transporte e que as motivações que fizeram algumas Centrais traírem a resistência no dia 30 de junho sejam deixadas de lado em nome dos direitos do povo trabalhador de nosso país.