Secretária de Mulheres da Apeoesp impede professoras da Oposição de participar da Conferência Estadual de Mulheres da entidade

Por: Amanda Mencioni Hornhardt, de Campinas, São Paulo

As reformas que o governo ilegítimo de Michel Temer e os ataques que o Governo Alckmin impõem aos trabalhadores são ainda mais duros para as mulheres. A Conferência de Mulheres da Apeoesp, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, será um momento importantíssimo para que as professoras possam se unificar e enfrentar esses ataques.

Trata-se de um espaço democrático, com representantes eleitas em suas bases, que visa promover o livre debate de ideias e a busca de saídas conjuntas. Por isso, o Boletim do Conselho de Representantes da Apeoesp (CR) recebido por todos nas Reuniões de Representantes de Escola que ocorreram nesta segunda-feira (6), orientou as Subsedes da seguinte forma: “Nesta reunião de representantes as subsedes deverão eleger as representantes que participarão da conferência”.

A Coordenadora da Subsede de Campinas e Secretária de Mulheres da Apeoesp, Sueli Oliveira, desrespeitando a decisão do Conselho de Representantes, não incluiu na pauta da Reunião de Representantes de Escola a eleição das delegadas para a Conferência. Como se não bastasse, após a mesa ter decretado o fim da reunião, Sueli, de forma autoritária, informou que todas as 18 vagas destinadas às professoras da região serão preenchidas, sem eleição, por membros da Chapa 1.

A Oposição de Campinas é composta majoritariamente por mulheres, que enfrentam diariamente o machismo para atuar sindicalmente. Foram vanguarda das greves e paralisações deste ano e são respeitadas como representantes sindicais em suas escolas. Essas lutadoras foram impedidas pela Secretária de Mulheres de participar de um espaço democrático tão importante de nosso sindicato.

Assista, abaixo, ao vídeo em que professoras da oposição denunciam esse burocratismo:

Se em nosso sindicato lutamos contra o Projeto Escola Sem Partido, que impõe uma ditadura de pensamento único nas escolas, não podemos aceitar que Sueli imponha o pensamento único em nosso sindicato. Nós, da Oposição, defendemos um sindicato livre, independente de partidos e governos e queremos que a pluralidade de ideias se expresse ali, assim como em toda a rede estadual de educação.

Não vamos ficar calados. Encaminharemos um recurso à Comissão Organizadora da Conferência de Mulheres denunciando o ocorrido, com cópia para a Secretária de Mulheres, Sueli Oliveira, e para a Presidenta da Apeoesp, Bebel, exigindo explicações sobre este absurdo. Para barrarmos as atitudes burocráticas em nossa entidade, fazemos um chamado a todas as professoras e professores que venham participar conosco na luta por democracia na Apeoesp.