Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Comunicado CGT: Acompanhamento da maior greve da Catalunha

Adesão superior à 80% na maioria dos setores produtivos
Grevistas intensificam ações em estradas e ruas na parte da manhã

Tradução: Gisele Peres

Estamos diante de uma greve muito poderosa em todo o terriotrio catalão e que por parte da CGT, um dos sindicatos que convocaram, juntamente com a IAC, COS e I-CSC, consideramos como um sucesso completo e sem precedentes.

A participação dos trabalhadores do Metro e Bs de Barcelona atinge entre 80 e 90%, respectivamente, a paralisação nas escolas é quase integral, as principais empresas do setor de TIC (DXC, T-Systems, Indra…) estão com porcentagam de adesão entre 65 e 90%. O setor público já está atinge 90%, além das pequenas e médias empresas do comércio que também abaixaram as portas. A Mercabarna paralisou a produção, assim como a estiva atinge 100% do setor. A indústra, ainda que mantenha índices de paralisação mais baixos que média, estão sempre acima de 50%.

Queremos destacar o caráter social desta greve, com o surgimento de numerosos piquetes de bairros, auto-organizados, que realizaram as ações que consideraram apropriadas para afetar a atividade econômica e produtiva, com o objetivo de colaborar com a greve geral.

O sucesso desta greve conta com a interferência generalizada por parte dos sindicatos CCOO e UGT. Eles divulgaram uma proposta de paralisações com limites de horas, de acordo com os empresários, buscando desmontar a greve geral, entendida como um dia de luta, onde o mundo inteiro percebeu o quanto a participação foi massiva e que estes setores permaneceram à margem deste processo. Apesar disso, a maioria da população trabalhadora catalã está participando da greve legalmente convocada.

Daqui a algumas horas, às 12:00 horas, os organizadores de piquetes e sindicatos se encontrarão nos locais indicados neste link: www.cgtcatalunya.cat/spip.php?article12626

Manifestações unitárias nos seguintes locais:

Barcelona: 6:00 para os Jardinets de Gràcia.
Tarragona: 7 horas para a Praça Imperial
Lleida: 18h para a Plaça Ricard Vinyes
Girona: 18h, Plaça Catalunya

Continuaremos informando nos próximos comunicados ou no tweet @CGTCatalunya

Secretaria Permanente da CGT Catalunya