Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Movimento lança manifesto ‘Os caminhos que queremos para a Uneb’

Da Redação

Divulgamos a íntegra do manifesto assinado pelos movimentos Afronte, coletivo de juventude e pelo MAIS sobre as eleições para reitor da universidade do Estado da Bahia. Confira:

Manifesto sobre as eleições de reitor na Universidade do Estado da Bahia

A Universidade do Estado da Bahia cumpre um papel importante para a sociedade baiana. Tanto do ponto de vista da educação superior, quanto do desenvolvimento das diversas cidades onde estão inseridas através do ensino, pesquisa e a extensão. É, portanto, um patrimônio do povo baiano. Por isso, consideramos como muito importante o processo de eleição para reitoria da administração central dessa universidade que se abriu agora em 2017 e que fomentou diversos debates políticos sobre qual é a concepção de educação e universidade que os unebianos devem lutar e defender.

Nós do MAIS e do novo movimento de juventude anticapitalista, o Afronte, estivemos durante a nossa trajetória militante na Uneb em diversas lutas. Principalmente diante dos cortes orçamentários do governo Rui Costa (PT) às Universidades Estaduais Baianas. Estivemos presentes na histórica greve de 2015, que derrubou uma lei que feria a autonomia universitária (7176/97) e reverteu também a precária situação orçamentária na universidade. Compomos, junto a outros coletivos estudantis da oposição e estudantes independentes, a chapa #OcupaUneb que disputou de forma independente da reitoria e do governo o Diretório Central dos Estudantes em 2016. Participamos junto com diversos lutadores e lutadoras das Ocupações Estudantis da Uneb contra a PEC 241, bem como também atuamos em um Movimento Docente historicamente combativo e de luta. Sabemos a responsabilidade política que temos em lançar um manifesto de apoio a um candidato diante das três candidaturas de reitores postas e da nossa trajetória.

Viemos, por meio desse manifesto, apontar que queremos Novos caminhos para a Uneb e por isso apoiamos a chapa Valdélio e Marcia Guena. Em primeiro lugar porque consideramos que é a candidatura que mais se aproxima da concepção de universidade que defendemos. Em segundo lugar, por reconhecer suas trajetórias de luta no movimento negro e social, pois sabemos que uma candidatura não se forja apenas em um programa, mas também através de sua prática e história.

Apresentamos aqui cinco razões para você também votar e apoiar essa candidatura:

1) Mais democracia e autonomia universitária! Chega de burocracia!

Chega de uma universidade burocrática onde as decisões são centralizadas apenas nos gabinetes e na administração central! Queremos uma universidade democrática com amplos debates e participação da comunidade acadêmica em relação aos mais diversos temas: orçamento, permanência estudantil, modelo de gestão, estatutinte e todas as questões que perpassam a universidade.

Reivindicamos um Congresso da Uneb que reflita sobre a universidade que queremos e como defendê-la. No Movimento Estudantil, por exemplo, acreditamos que é preciso repensar a forma como Diretório Central dos Estudantes (DCE) se organiza: apenas um DCE para 24 campi não representa a realidade e as lutas dos estudantes unebianos espalhadas por todo o Estado. Queremos um Congresso Estudantil para descentralizar o DCE da Uneb e debater permanência estudantil e, após da derrubada da Lei 7176/97 a abertura de uma Estatutinte Paritária.

2) Por uma Uneb para as mulheres, negros e negras e LGBTs

Defendemos uma Uneb para as mulheres, negros e negras, LGBTs, ou seja, para os filhos e filhas dos trabalhadores. Queremos uma Uneb em que as mulheres, negros e negras e LGBTTs, sintam-se mais do que representados, sintam-se também acolhidos e seguros. É preciso enegrecer ainda mais a universidade!

Assim como as cotas para negros e negras, acreditamos que é preciso se pensar cotas para travestis e transexuais. Defendemos também uma universidade para as mulheres, aonde exista uma ouvidoria e assessoria jurídica para denuncias dos casos de assédios que ocorrem na universidade dentro e fora da sala de aula.

3) Quem entrou quer ficar! Por permanência estudantil!

Queremos não só um RU no Campus I, mas uma política de permanência estudantil para as universidades estaduais que inclua creche universitária, assistência psicossocial para os estudantes, residências universitárias próprias e outras políticas de permanência. Para isso queremos verba específica, no caso 1% da Receita Líquida de Impostos para permanência e assistência estudantil.

Queremos uma política efetiva para a vida dos estudantes. Consideramos que os programas do Governo do Estado Mais Futuro e Partiu Estágio, que resultou em demissões em massa de estagiários, e foram apoiados pela atual gestão da universidade não correspondem com as urgências estudantis. Queremos mais voz para os estudantes a aprofundar o debate sobre um novo modelo e política de permanência estudantil no ano de 2018.

4) É preciso Afrontar o governo Rui Costa e defender a Uneb!

Em nossa opinião, a gestão da precisa ser independente do governo estadual, que tem um projeto nítido de desmonte do ensino superior baiano. Apenas entre o ano de 2013 e 2015 o governador Rui Costa cortou cerca de 73 milhões das Universidades Estaduais. Isso impacta diretamente no dia-a-dia da universidade.

A realidade da Uneb é de precarização. Além do problema orçamentário, não há professores e técnicos o suficiente para atenderem às demandas dos cursos. Isso precisa mudar. Para isso a educação tem que resistir, defender Uneb e afrontar os ataques do governo Rui!

5) Contra os ataques da direita na educação: Fora Temer e suas reformas!

O Brasil atravessa uma profunda crise e a realidade de ataques, fruto de um golpe parlamentar, jurídico e midiático. Queremos uma universidade que tenha posicionamento firme contra as reformas do governo Temer, que leve isso até as últimas consequências na luta pela revogação de todas as contrarreformas do governo golpista.

Por isso, chamamos e convidamos a todxs estudantxs, técnicos administrativos e docentes a votarem, no dia 3 de Outubro, na chapa Novos Caminhos Para Uneb. Por uma Uneb mais diversa, participativa e democrática, estamos com Valdelio e Márcia!

Marcado como:
bahia / uneb