Povo Sem Medo reúne milhares em defesa da moradia em São Bernardo do Campo
Publicado em: 14 de setembro de 2017
Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP

Nesta quarta-feira (13), milhares de manifestantes saíram da Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo do Campo em direção ao Paço Municipal da cidade. O objetivo foi mostrar a força da luta impulsionada pelos ocupantes e negociar com o governo municipal uma saída para o problema.
Apesar de governar uma cidade com um déficit habitacional de mais de 92 mil pessoas, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, fez um vídeo em que tratava as milhares de famílias que ocupam o terreno – antes abandonado – como se não tivessem direito a tal movimento, simplesmente por haver uma lista de cadastro de moradores de áreas de risco, uma política habitacional que evidentemente não resolve o problema na cidade. No mais velho estilo “problema social é caso de polícia”, reuniu-se com várias órgãos, dentre eles Polícia Civil e Polícia Militar. Num tom depreciativo chama a ocupação de invasão e coloca como uma missão o“restabelecimento da paz” para os moradores do entorno da ocupação. Tudo isso enquanto a Guarda Civil Municipal impede a entrada de carros carregando mantimentos para o local e multa os que estacionam nas vias de acesso.

Após esse vídeo compartilhado em rede social, o prefeito resolve não estar presente na recepção do movimento, deixando essa para seus subordinados, que receberam uma comissão incluindo advogado e o dirigente nacional do MTST, Guilherme Boulos. No mesmo sentido, o presidente da Câmara Municipal da cidade resolveu colocar para aprovação o fim do expediente, às 14h, fazendo com que os manifestantes não encontrassem os vereadores saindo do local. Assim, o governo local foge do problema e resolve enfrentá-lo com uma campanha ideológica nas redes sociais, pintando os ocupantes como inimigos do município.
Mesmo assim, a luta das milhares de famílias obteve como resposta uma audiência de conciliação entre seu movimento e a empresa “proprietária” do terreno, MZM Incorporadora, nesta sexta-feira. O MTST já anuncia manifestação para o mesmo dia, às 9h, e declara estado permanente de mobilização da gigantesca ocupação. A Povo Sem Medo de São Bernardo do Campo se fortalece, apesar da campanha contra sua existência, tocando numa necessidade muito presente na classe trabalhadora brasileira, moradia digna para todos. É uma luta à altura de uma região que foi palco das maiores lutas operárias da história do país, capaz de colocar abaixo uma ditadura civil-militar.
Apoie a luta da Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo do Campo levando alimentos e água para a cozinha comunitária. Local: Rua João Augusto de Souza, próxima ao portão 5 da Scania, em São Bernardo do Campo, SP.
Foto: Gica TV
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo