Povo Sem Medo resiste em São Bernardo do Campo
Publicado em: 12 de setembro de 2017
Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP
Com mais de dez dias de existência, a ocupação agora batizada como Povo Sem Medo de São Bernardo do Campo já chegou a mais de seis mil ocupantes cadastrados. Esse crescimento exponencial reflete o tamanho do problema habitacional da região e de uma cidade com mais de 90 mil pessoas sem moradia digna.
A ocupação se consolida com assembleias cada vez mais cheias e também começa a possuir um calendário de eventos culturais, incluindo brincadeiras com as crianças, roda de capoeira, batalha de rap, sarau, cineclube, entre outras atividades. Apoiadores da região ajudam a construir estas atividades e o MTST organiza o dia a dia do movimento.
Porém, a Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo (GCM) criou uma barreira arbitrária na rua que dá acesso ao local, impedindo o ir e vir de quem está de carro. Assim, os ocupantes precisam carregar galões de água e alimentos até o alto em que fica a ocupação. Tal ação visa claramente dificultar o desenvolvimento da ocupação e sua cozinha comunitária.
Mas, as famílias resistem. Nesta quarta-feira (13), às 14h, haverá um ato para mostrar a força desta luta. Apoie a ocupação, leve alimentos e água.

SERVIÇO
Ocupação Povo Sem Medo
Local: Rua João Augusto de Souza, próxima ao portão 5 da Scania, em São Bernardo do Campo, SP
Foto: MTST
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo