Por: Miguel Frunzen, do Rio de Janeiro, RJ
Neste sábado (9), no Armazém da Utopia, no Rio de janeiro, foi realizado um ensaio aberto da peça “Dez dias que abalaram o mundo”. Com o trabalho ainda sendo instalado, os espectadores fizeram uma breve viagem a cem anos, nas ruas do bairro de Viborg, na Petrogrado russa.
A fome, a angústia da operária russa grávida que deve amarrar a barriga para não perder o emprego, o soldado que deve atirar sem olhar nos olhos de seu morto. Em um simples ensaio, numa pequena amostra, sob as “Vivas” de soldados e operários, a histórica companhia de teatro carioca Ensaio Aberto envolveu o público, que participava em pé, surpreendida pelos tiros e pelo fluxo do elenco que colocava cara a cara com a revolução ou, quem sabe, com um Lenin ou Trotsky muito bem caracterizados.
Colocava ao público a decisão, em meio à penumbra do inverno russo, desviar para a esquerda, para a direita, ou ser atropelado pela História da peça.
Mas, a trupe de revolucionários da companhia Ensaio Aberto enfrenta o desafio de encenar a revolução de 100 anos em tempos de golpe e crise no Brasil. A fabulosa peça está ameaçada de parar por falta de investimentos. A companhia, ao fim do ensaio, convocou o público para o real objetivo da pequena amostra, buscar a ajuda da esquerda para esse impasse.
Os espectadores eram vários e várias militantes de esquerda, partidos como PSOL, PT, PCdoB, parlamentares e sindicatos. Imbuído pelo ar revolucionário do ato, o diretor Luiz Fernando Lobo destacava que “a esquerda deve manter a esquerda” e que “não vamos ficar reféns de uma lei Rouanet que capita recursos de acordo com o interesse das empresas”.
Qualquer um pode contribuir para que o espetáculo aconteça. O Esquerda Online se soma à campanha. Entre em contato, fale com sua organização e veja como pode ajudar, ou convidar a companhia para a sua cidade, ou local de trabalho.
Basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
Imagens: Trechos do ensaio aberto da peça Dez Dias que Abalaram o Mundo. Por: Esquerda Online
Comentários