Obra de Gamsci será debatida em seminário
Publicado em: 24 de agosto de 2017
Em 26 de abril de 1937 morreu Antonio Gramsci, após 11 anos sob o regime do cárcere fascista que o condenou à prisão com a sentença inédita que teria sido proferida pelo promotor: “devemos impedir que este cérebro funcione por 20 anos”.
Contudo, todos os esforços do regime fascista falharam, pois foi no cárcere que o filósofo italiano escreveu a sua obra magna, a que ele mesmo denominou de furewig, uma obra clássica que viria a influenciar diversas gerações até os dias atuais por se tornar cada vez mais necessária para fazermos a leitura do passado e do presente com vistas de transformá-lo em direção ao futuro, a um novo modo de vida social. Foi nestes termos que Gramsci dedicou-se constantemente a buscar apanhar a realidade pela raiz, a compreender as mediações do processo revolucionário e as possibilidades concretas da situação para atuar. Nesse sentido, ele compreendeu a Revolução de 1917 como uma “Revolução contra o capital” e posicionou-se contra as correntes fatalistas e economicistas de seu tempo buscando demonstrar que o processo revolucionário é um processo de síntese dialética e catártica teórico-prática.
Desse modo que o GGRAMSCI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, vem, desde sua fundação em 2013, dedicando-se aos estudos da obra de AntonioGramsci, por considerar que o filósofo sardo traz relevantes contribuições para a leitura e transformação da realidade em que estamos inseridos. Além dos estudos, o grupo tem realizado inúmeras atividades de formação teórico-política, em nível regional e internacional e,mais uma vez, realiza um importante evento, o I Seminário Internacional “Gramsci, Revolução e os desafios do século XXI”, que vem se juntar ao conjunto de comemorações do centenário da Revolução Russa e dos 80 anos de morte de Antonio Gramsci e contará com a participação de estudiosos e pesquisadores locais e internacionais. Na oportunidade, haverá a apresentação de uma importante obra para os estudos de Gramsci lançada pela Boitempo, o Dicionário Gramsciano, organizado por Guido Liguori que realizará a conferência de abertura na noite do dia 30 de agosto.
Maiores informações:
www.facebook.com/GGramsci.UFC
Inscrições: https://goo.gl/forms/UhW31fI87eRkkkcv2
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo