Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Brasília vai parar na greve geral

Por: Ademar Lourenço, de Brasília

A greve geral deve parar a capital federal. Professores, bancários, rodoviários, metroviários e outras categorias já aprovaram a paralisação. Estão marcados atos em vários pontos da cidade.

Os movimentos que organizam a greve priorizaram atos em pontos de grande circulação de cidade. Por isto, e pela ausência de transporte público, não está marcado ato na Esplanada dos Ministérios, onde fica a sede do governo.

Depois do ato na capital federal no último dia 24 de outubro, a polícia passou a aumentar a repressão. A vigilância nos prédios dos ministérios aumentou e um diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Sindsep, foi preso por fazer uma assembleia. A Esplanada dos Ministérios segue em uma espécie de estado de sítio.

Mas isso não desanima o movimento. Em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília, está marcado um ato organizado pelo sindicato de professores. Em Planaltina, o movimento cultural da cidade também vai se mobilizar. Em outras cidades-satélites também estão marcados atos. No teatro Dulcina, no Plano Piloto, está marcado outro ato.