Em decisão histórica, cotas étnico-raciais são aprovadas na UNICAMP
Publicado em: 31 de maio de 2017
Por Isabel Fuchs, de Campinas, SP
Hoje o dia foi histórico na Unicamp. Depois de uma longa luta, que começou há anos com a formação da Frente Pró Cotas e do Núcleo de Consciência Negra, podemos afirmar que vencemos.
No ano passado, depois de um processo intenso de pressão do movimento negro da universidade para que o movimento estudantil hierarquizasse a pauta, ocupamos a reitoria e fizemos a maior greve da história da universidade. Desta greve conquistamos três audiências públicas e a discussão e votação do projeto de cotas étnico raciais no Conselho Universitário.
Diversas entidades estiveram hoje na Unicamp, movimentos sociais e o movimento negro lotaram os entornos da reitoria, onde ocorria a reunião do conselho universitário.
Em uma das últimas cidades a abolir a escravidão podemos dizer que, finalmente, demos um grande passo no sentido da reparação histórica ao povo negro e aos indígenas.
A partir da aprovação do princípio de cotas étnico-raciais será formado um GT, que será responsável por discutir e elaborar a implementação progressiva das cotas, com o objetivo de alcançar 50% de reserva de vagas. Este projeto será referendado em 21 de Novembro, no Consu. As cotas passam a valer no vestibular de 2019, segundo a previsão do relatório aprovado hoje.
A vitória do movimento negro coloca os setores reacionários da universidade na defensiva, além disso a aprovação das cotas é ainda um tapa na cara da política racista e elitista de Alckmin.
As portas da Unicamp finalmente se abrirão ao povo negro e pobre.
VAMOS LUTAR, A UNIVERSIDADE VAI SER PRETA E POPULAR!
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo