Por Marcello Locatelli, de Curitiba, Paraná
Nesta manhã (23), partiu do estado do Paraná, 48 ônibus rumo a marcha ocupa Brasília. Trabalhadores e jovens decididos a ser parte ativa desta importante mobilização nacional contra as reformas e o governo ilegítimo de Michel Temer.
Entre as pessoas mobilizadas é forte o sentimento de unidade para derrotar este governo. Todos e todas, estão preparados e preparadas, para enfrentar a truculência deste governo e do Congresso Nacional.
A experiência de repressão vivida na mobilização em Brasília na ocasião da votação da PEC 55 deixou lições ao movimento dos trabalhadores. Desta vez a preparação para as possíveis dificuldades neste terreno é maior, a organização desta marcha prevê truculência do aparato repressivo do governo. Se isto se confirmar, ficará nítido para todo país a natureza reacionária deste governo que está suspenso no ar.
Dentre as reivindicações estão: Fora com as reformas; Fora Temer, diretas já é eleições gerais. O MAIS, levanta que é urgente todas as centrais, frentes, movimentos e organizações dos trabalhadores trabalharem imediatamente por uma nova greve geral e pelo fortalecimento e ampliação da frente única dos trabalhadores. Este é o método que pode dar mais força ao movimento de massas.
Somos otimistas quanto a disposição em construir uma forte marcha que possa ter incidência positiva a favor da nossa classe. Não podemos nos iludir, os setores burgueses e imperialistas que agora querem derrubar Temer, querem ter um governo mais forte pra aplicar os ataques. A saída que tenta se construir via Lava Jato, Judiciário e grande mídia é ainda mais inclinada à direita reacionária, visa restringir ainda mais as liberdades democráticas à nossa classe.
O único caminho progressivo só pode vir das mãos dos trabalhadores que hoje lutam para derrubar este governo.
Comentários