Pular para o conteúdo
EDITORIAL

5 motivos para ir às ruas neste domingo, 21 de maio

Foto: Carol Burgos

Nas ruas, o povo pede a saída de Temer e eleições diretas, já!

A repercussão das gravações apresentadas pelo empresário Joesley Batista, da JBS, controladora da Friboi, apontando que Michel Temer comprou o silêncio do ex-presidente da Câmara e deputado cassado, Eduardo Cunha, impulsionou grandes manifestações, de norte a sul do país, na quinta-feira (18).

Trabalhadores, estudantes, militantes de movimentos sociais e contra as opressões, e tantos outros setores organizados, exigem a imediata saída de Temer da Presidência da República e também a convocação de novas eleições diretas.

Será nas ruas e nas lutas que o governo Temer, seus comparsas e suas reformas serão derrotados. Neste domingo, 21 de maio, dezenas de atos já estão agendados pelo país e também no exterior. Elencamos cinco razões para mobilizar: “Se empurrar, o Temer cai!”.

  1. DERRUBAR TEMER

Este é o motivo número 1 de todas as mobilizações populares desde que Temer assumiu a presidência da república. Cada ativista que grita “Fora Temer”, deixa claro não reconhece o governo ilegítimo. Ilegítimo por ser resultado de um golpe parlamentar, um arranjo conservador com o único objetivo de retirar conquistas e direitos da classe trabalhadora, precarizando ainda mais a vida da população pobre.

  1. BARRAR AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA

As reformas da Previdência e trabalhista atingem em cheio os mais pobres, aumentam a desigualdade social e dificultam o acesso de milhões de trabalhadores a direitos trabalhistas e benefícios previdenciários. Não é a toa que a esmagadora maioria da população rejeita as reformas, como demonstraram a greve geral de 28 de abril e pesquisas divulgadas recentemente.

O terrorismo das propagandas governamentais que as reformas são necessárias, alardeando uma Previdência deficitária e falida, ou que direitos trabalhistas impedem o crescimento do país, não convence ninguém. Que tal o governo cobrar a dívida ativa de empresas como o Bradesco, que deve R$ 432 milhões para a Previdência ou falar das isenções e desonerações fiscais de R$ 380 bilhões aos grandes empresários? Os trabalhadores e a juventude não aceitam pagar a conta da crise.

  1. #OCUPABRASÍLIA 24 DE MAIO

A manifestação em Brasília, que já estava convocada antes do escândalo da JBS, ganha ainda mais peso e importância. Vamos tomar as ruas neste domingo, 21 de maio, para fortalecer essa Grande Marcha. É hora de convocar todas as organizações de trabalhadores, estudantes e movimentos sociais para se somarem na construção das caravanas com o objetivo é ocupar a capital federal.

  1. NOVA GREVE GERAL

A força da Greve Geral de 28 de abril e os dias nacionais de luta em 8, 15 e 31 de março mostraram que os trabalhadores e o povo têm condições de parar este pais, para colocar abaixo este governo e enterrar as suas reformas e ataques.

É necessário que as centrais sindicais convoquem imediatamente uma nova Greve Geral, desta vez de 48 horas, em conjunto com os movimentos sociais e populares.

  1. ELEIÇÕES DIRETAS, JÁ!

É decisiva a luta por eleições diretas para presidente e para o Congresso Nacional. Na situação brasileira, as eleições diretas representam a medida democrática mais progressiva que está ao alcance da classe trabalhadora neste momento. Representa, sobretudo, uma enorme derrota da burguesia e deste Congresso que perdeu qualquer legitimidade, seja porque está envolvido em todos os escândalos de corrupção, seja porque tem aprovado mudanças constitucionais contra todos os direitos da população.

Saiba Mais

http://esquerdaonline.com.br.br/2017/05/19/21-de-maio-saiba-onde-serao-os-protestos-fora-temer-em-todo-o-pais/

Foto: Esquerda Online