Pular para o conteúdo
BRASIL

Mais uma vez, um ‘estado de sítio’ em Curitiba

Aparato policial ´ostensivo em Curitiba Foto: Francisco Proner / Mídia NINJA

Por: Eric Gil Dantas, de Curitiba, PR

A última vez que sentiu-se um ar de tamanha tensão na capital paranaense foi nos dias que antecederam o 29 de abril de 2015, quando Beto Richa atirou bomba de gás lacrimogêneo e balas de borracha por duas horas e meia em cima de professores e outros funcionários públicos estaduais para poder usurpá-los o dinheiro da ParanaPrevidência. O motivo agora é outro, o ‘duelo’ entre o ex-presidente Lula e o juiz federal Sergio Moro.

Protesto neste 10 de maio em Curitiba
Protesto neste 10 de maio em Curitiba

Na última semana, não se falava de outra coisa na cidade, senão a vinda de Lula para depor. Nas redes sociais, a mesma coisa. A Gazeta do Povo, maior jornal da cidade, até abriu mão dos protocolos de pseudo-imparcialidade, sempre cobrado dos jornais, para reproduzir textos de Rodrigo Constantino e escrever matérias tão duvidosas quanto. Seu portal virou praticamente a página do MBL.

O circo montado pela Justiça, Secretaria de Segurança e apoiadores da Lava Jato já está de pé em Curitiba. Os últimos até espalharam inúmeros outdoors pelas ruas da cidade onde estamparam uma caricatura de Lula vestido de presidiário dando “boas-vindas à República de Curitiba”. Já as forças de repressão, apoiadas pela Justiça estadual, montaram um verdadeiro aparato policialesco, impedindo a entrada de pessoas em um raio de 150 metros da Justiça Federal, que se localiza no antigo bairro do Ahú, a poucos quilômetros do Centro.

Bloqueio policial próximo à Justiça Federal
Bloqueio policial próximo à Justiça Federal

Uma juíza estadual também impediu que fossem montados acampamentos, o que foi desobedecido pelo MST entre a noite de ontem e a manhã de hoje, quando acamparam em um terreno ao lado da Rodoferroviária. De forma covarde, este acampamento foi atacado por fascistas que atiraram rojões – de cima de um viaduto próximo – nos membros do MST, nesta madrugada.

Além do MST, petroleiros se juntarão a protesto
Além do MST, petroleiros se juntarão a protesto

Mas, não só o MST marcará presença hoje em Curitiba. Diversos sindicatos, principalmente de base cutista (CUT), como os petroleiros do ABC paulista, que já chegaram ou estão chegando aqui também farão parte dos protestos. Os militantes do MST rumaram para um ato que já tem a adesão de algumas milhares de pessoas na praça Santos Andrade, no Centro, onde está localizado o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. No entanto, o ato principal ocorrerá apenas ao final da tarde, na Boca Maldita, onde esperarão a presença do ex-presidente para o seu discurso, presença ainda não confirmada.

 

 

Nós não estaremos como organização política nestes atos, pois não acreditamos no apoio ao programa petista, mas cobriremos para que o Esquerda Online possa subsidiar os militantes da esquerda a discutirem o que realmente está ocorrendo aqui e, a partir daí, tirar conclusões sem depender dos jornais totalmente alinhados com a direita tradicional paranaense.

Praça Santos Andrade recebe apoiadores de Lula
Praça Santos Andrade recebe apoiadores de Lula


Saiba Mais

http://esquerdaonline.com.br.br/2017/05/10/sobre-o-depoimento-de-lula-em-curitiba/

http://esquerdaonline.com.br.br/2017/05/10/acampamento-do-mst-em-apoio-a-lula-e-alvo-de-ataque-em-curitiba/
Fotos: Esquerda Online
Foto de capa: Francisco Proner / Mídia NINJA