Pular para o conteúdo
BRASIL

‘Estado de exceção’ revela fragilidade da ‘República de Curitiba’

Bloqueio policial próximo à Justiça Federal

Por: Evandro Castagna, de Curitiba, PR

Protesto neste 10 de maio em Curitiba
Protesto neste 10 de maio em Curitiba

Com o céu encoberto de nuvens e o tradicional frio de outono de Curitiba, aproximadamente 15 mil pessoas lotam a Praça Santos Andrade. O ato é organizado pela Frente Brasil Popular e tem como objetivo protestar contra o processo que sofre o ex-presidente Lula.

Pareceria algo comum na Praça que sediou vários protestos, principalmente depois do golpe, se não fossem helicópteros sobrevoando e a presença intimidatória da polícia militar com todo o seu aparato de inteligência no local do ato e nos arredores da cidade.

Ontem, durante a vinda de centenas de ônibus de todo Brasil a Curitiba, não faltaram esforços para a Polícia Militar, a mando do governador Beto Richa (PSDB), causar a maior confusão na cidade, através de abordagens e revistas desnecessárias a ônibus e ativistas. O mais patético foi a bizarra marcha de soldados da tropa de choque pelas avenidas da cidade, com o objetivo de criar um clima de guerra civil inexistente. Tudo isso, com apoio e cobertura da imprensa, que se omitiu vergonhosamente diante do ataque fasci-nazista ao acampamento do MST ao lado da rodoviária.

Aparato policial ´ostensivo em Curitiba Foto: Francisco Proner / Mídia NINJA
Aparato policial ´ostensivo em Curitiba Foto: Francisco Proner / Mídia NINJA

Passado pouco mais de um ano do golpe institucional que derrubou Dilma Roussef (PT) e colocou Michel Temer (PMDB) no poder, a República de Curitiba ‘está nua’. A tentativa de demonstrar força através do desproporcional aparato repressivo demonstra toda a fragilidade da direita da cidade. Já não conseguem mobilizar quase ninguém pra defender Sérgio Moro, que cada vez mais mostra sua cara reacionária e imperialista.

Fica cada vez mais óbvio para a população de Curitiba e de todo o país que a Operação Lava Jato tem objetivos políticos.  Tem o objetivo de acelerar os ataques aos direitos e salários dos trabalhadores, através das reformas da Previdência e Trabalhista, da antiga PEC 55, Reforma do Ensino Médio e do projeto ‘Escola com Mordaça’ para, assim, criar as condições necessárias para que o capital internacional se instaure no país, se utilizando de mão-de-obra barata sem garantias de direito trabalhista nenhum.

Saiba Mais

http://esquerdaonline.com.br.br/2017/05/10/sobre-o-depoimento-de-lula-em-curitiba/

http://esquerdaonline.com.br.br/2017/05/10/mais-uma-vez-estado-de-sitio-em-curitiba/

http://esquerdaonline.com.br.br/2017/05/10/acampamento-do-mst-em-apoio-a-lula-e-alvo-de-ataque-em-curitiba/