Pular para o conteúdo
BRASIL

Rombo na Previdência pelos clubes de futebol no Brasil

Por: Diogo Xavier

A Previdência Social no Brasil voltou à tona por conta da famigerada proposta de reforma que visa basicamente retirar o direito do trabalhador de se aposentar. A ideia de rombo na previdência é antiga e justifica o discurso de que é necessário alterá-la para que continue existindo. Este rombo já foi questionado por vários economistas e estudos, no entanto, vamos nos ater a grandes devedores da Receita Federal.

Os clubes de futebol no Brasil têm um histórico de serem maus pagadores, seja atrasando salário de jogadores e funcionários, ou ao estado. Num estudo lançado nesta terça-feira (11), o jornalista do Sportv Fred Justo colheu informações diretamente da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. De acordo com ele, somando todos os clubes, a dívida com a previdência é de R$ 800 milhões.

No levantamento, os quatro grandes clubes cariocas aparecem nas cinco primeiras posições, mostrando o descaso do futebol do Rio de Janeiro com relação às contas dos seus clubes.

O plano lançado para o pagamento da dívida dos clubes ainda em 2015, PROFUT, visava um plano para que estes pagamentos fossem feitos através de parcerias com a Caixa Econômica Federal. No entanto, esses pagamentos só começarão a ser feitos a partir de 2018 e alguns clubes já se colocam contrários à decisão, supondo, inclusive, recorrer das decisões da CBF que excluem das suas competições clubes que tenham dívidas com o estado.

As dívidas dos clubes são ainda maiores em outras áreas, somando com FGTS, pendências com a Justiça do Trabalho e outras demandas com a Receita. Um estudo feito pelo Itaú revelou que, em 2016, o total devido por 27 clubes pesquisados com a União era de R$ 3,2 bilhões.

Todos esses números mostram que os mandatários dos clubes brasileiros são muito próximos de políticos e banqueiros que comandam o dinheiro público e podem sonegar todo esse dinheiro sem serem devidamente investigados e ainda usando a paixão do torcedor como escudo para não ser investigado. Essa paixão do torcedor, que costuma não olhar para as obrigações legais do seu time, deixa uma porta para a corrupção em um meio que envolve tanto dinheiro como o futebol.

A Reforma da Previdência está sendo tratada pelo Governo ilegítimo de Temer (PMDB) como algo necessário, quando, na verdade, é atacar a classe trabalhadora, enquanto permite que os que sempre enriqueceram com o dinheiro público não sejam tocados nesse momento de crise. É cada vez mais necessário organizar a classe e denunciar esse falso rombo na previdência.