Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Eleição Apeoesp: chapa de oposição denuncia ‘manobras’ durante inscrição de chapa

Da Redação

A chapa de oposição, que concorre à eleição do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) lançou uma nota, nesta quarta-feira (4), através da qual denuncia manobras no processo de inscrição de chapa. O grupo considerou as atitudes como “irresponsáveis” ao exigir “democracia no pleito”. O Esquerda Online divulga a nota, na íntegra:

Agora é hora de unidade para fazer a GREVE GERAL e derrotar Temer e a reforma da Previdência, mas a ArtSind prefere dividir!

O momento agora é da mais ampla união dos trabalhadores para derrotar a reforma da previdência. Os anúncios de supostos recuos por parte do governo são a demonstração de que podemos derrotar esse ataque. Temos que fazer a GREVE GERAL em 28 de abril e intensificar a luta.

Lamentavelmente, a direção da APEOESP antecipou a eleição para o sindicato. Fomos contra essa antecipação, pois na eleição o que prevalece é a disputa e a hora agora é de unidade.

Foi imposto pela Artsind (CUT) que a inscrição de chapas ocorressem em 12 e 13 de abril e que a mesma deveria ser por ordem de chegada. Os representantes da Oposição Unificada decidiram passar a noite no prédio da sede central para realizar a inscrição da chapa, porém, quando passava da meia-noite, a segurança do prédio (que estava reforçada) desocupou o prédio, fazendo nossos representantes saírem e, simultaneamente, entraram no prédio representantes da Artsind e do PCO, com o objetivo de impedir que a chapa da Oposição Unificada fosse inscrita com o número 02.

Essa atitude irresponsável da Artsind demonstra o desespero diante da formação da Oposição Unificada, que conta com amplo apoio na categoria.

Repudiamos as manobras e a violência orquestradas pela ArtSind, que contou com apoio do PCO. Defendemos democracia no pleito e que a categoria decida de forma tranquila quem deve estar à frente do sindicato, sem fraudes, manobras e violência.

A Oposição Unificada fez a inscrição da chapa, e segue tendo como prioridade a construção da Greve Geral para derrotar a reforma da previdência e Temer. Esse é nosso compromisso!

Coordenação da Chapa Oposição Unificada

Obs: após muito impasse a Comissão Eleitoral Estadual aceitou a inscrição das chapas e na segunda-feira vai definir o número de cada chapa. Nosso compromisso é com a luta e não com as manobras da direção da APEOESP. É preciso respeito à categoria!