Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Dep. Estadual Pedro Ruas (PSOL) e movimentos sociais se unem para campanha em defesa da saúde e segurança do trabalhador no RS

Por Francisco da Silva, de Porto Alegre, RS.

A partir da iniciativa do Deputado Estadual Pedro Ruas do PSOL (RS) aconteceram algumas reuniões nas últimas semanas que decidiram por uma campanha em defesa da saúde e segurança do trabalhador. A campanha procura divulgar o dia 28 de abril: Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data é uma homenagem de luta em razão da morte de 78 mineiros numa explosão na mina de Farmington, no estado da Virgínia (EUA), em 28 de abril de 1969. Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2015 2.500 trabalhadores morreram vítimas de acidentes de trabalho no Brasil.

Com a aprovação da Lei da Terceirização para atividade-fim, a reestruturação produtiva nas empresas e o aumento do trabalho precário a tendência é os trabalhadores serem cada vez mais vítimas da atividade profissional. Atualmente, oito em cada dez acidentes de trabalho acontecem com terceirizados, que respondem ainda por quatro de cada cinco mortes nessas circunstâncias. Os terceirizados possuem os salários mais baixos, no entanto trabalham em média 3 horas a mais por semana comparados aos demais trabalhadores. Jornadas maiores são mais cansativas e provocam maiores incidências de acidentes.

O grupo que vai realizar a campanha conta com grupos políticos como a Construção Socialista (PSOL), o Movimento da Esquerda Socialista (PSOL), a INSURGENCIA (PSOL) e o Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS); e sindicatos ou membros de sindicatos como o Sindicato dos Servidores do Judiciário (SINDJUS), o Sindicato dos Servidores do Metro (SINDIMETRO), professores da rede pública estadual, metalúrgicos de São Leopoldo e Sapucaia, Sindicato dos Servidores da Saúde (SINDISAUDE) e a Oposição Aeroviária.

Entre as iniciativas está o lançamento de um boletim para conscientizar os trabalhadores e exigir dos governos e dos patrões investimento em infra estrutura e processos para prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O material será distribuído nos locais de trabalho e de grande circulação. Irá ser produzido um vídeo para as redes sociais e no dia 27 de abril às 18h na Esquina Democrática será realizada uma atividade para conversar com a população de Porto Alegre. Existe ainda a possibilidade de realizar um debate com especialistas no tema, mas ainda não está fechado o local.

Foi desejo unânime do grupo em colocar esta campanha e todas as atividades a serviço da construção da Greve Geral do dia 28 de Abril, momento decisivo para a classe trabalhadora enfrentar os ataques do Governo Temer e dos capitalistas.

Leia mais:

Brasil é o 4º lugar no mundo em acidentes de trabalho