Pular para o conteúdo
BRASIL

Sete coisas que podem mudar na sua vida com a terceirização ilimitada

Da Redação

Nesta quarta-feira (22), a Câmara dos Deputados aprovou o PL 4.302, que permite que empresas e órgãos públicos terceirizem todas as suas atividades. As centrais sindicais já estão preparando novas mobilizações contra este projeto. Veja sete coisas que provavelmente vão mudar na sua vida se Michel Temer sancionar o projeto.

1) Você dificilmente será contratado pela empresa em que trabalha. Antes, a terceirização precarizava o trabalho de muitas pessoas, mas só era permitida na atividade meio (Servicos, Manutenção, Limpeza). Agora ela será permitida de forma generalizada, incluindo a atividade fim. Uma escola pode terceirizar os professores, por exemplo.

2) Você dificilmente vai ter acesso a direitos trabalhistas. Empresas terceirizadas geralmente decretam falência, somem e não pagam os funcionários. Elas são criadas exatamente para isso. Um processo trabalhista em uma empresa terceirizada pode durar até quatro anos a mais. 

3) Sem acesso à Justiça Trabalhista, seu patrão poderá fazer o que quiser com você. Assediar, deixar de pagar horas extras, aumentar a carga de trabalho, TUDO.

4) Com o aumento da carga de trabalho, uma empresa que tinha 100 funcionários poderá demitir todos e contratar 80 terceirizados no lugar para fazer o mesmo trabalho. O desemprego vai aumentar e quem ficar no emprego sofrerá uma pressão ainda maior para trabalhar mais. Seu patrão vai jogar sempre na sua cara o famoso “você sabe quantos estão querendo sua vaga”?

5) Você vai ganhar menos. O trabalhador terceirizado ganha em média 25% a menos  que o trabalhador efetivo.

6) Você terá mais riscos de sofrer acidentes de trabalho. O número de acidentes em trabalhos terceirizados é maior.

7) Você vai ver o trabalho escravo aumentar no Brasil. Empresas como a Zara  estão sendo processadas por usar terceirizadas para contratar pessoas com condição análoga à escravidão. Essa prática é cada vez mais comum.