PEC de cobrança por cursos em universidades públicas pode ser votada esta semana
Publicado em: 21 de março de 2017
Da redação, com informações do ANDES-SN
Está marcada para amanhã (22) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, que permite cobrança em cursos de especialização nas instituições de ensino superior públicas. O projeto é um grave risco ao ensino púbico, gratuito e de qualidade.
Se for aprovada nesta votação, a PEC vai para o Senado. Para O ANDES-SN, sindicato que representa os professores universitários do país, a aprovação desta proposta seria um avanço para a privatização do ensino no país.
Com o precedente, poderão ser realizadas mais cobranças. Assim, se torna normal pagar pelo ensino público que já é pago com dinheiro dos impostos. Essa é a primeira etapa para a cobrança de mensalidade nas universidades e institutos federais.
De autoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR), a proposta acaba com gratuidade em cursos de especialização e extensão, com exceção para os programas de residência (em saúde) e de formação de profissionais na área de ensino, que continuarão gratuitos. O mestrado profissional também ficou de fora da cobrança. Reitores das instituições públicas estaduais e federais de ensino têm pressionado os deputados a incluir a PEC na pauta da Câmara dos Deputados.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo