Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Clara Zetkin representa todas as mulheres trabalhadoras no 8 de Março e nos 100 anos da Revolução Russa

Por Zuleide Queiroz, de Juazeiro do Norte, CE

Em uma agenda do Março Lilás, e a relação da luta das mulheres com os 100 anos da Revolução Russa, não podemos deixar de revisitar o pensamento da camarada Clara Zetkin. Foi assim que realizamos a segunda edição do “Café com Elas”, atividade integrante da agenda da Frente de Mulheres do Cariri, no mês de março de 2017, promovida pelas mulheres do MAIS – Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista.

A convidada para falar sobre esta mulher, camarada, militante, “uma das fundadoras e dirigente do Socorro Vermelho Internacional, do Partido Comunista da Alemanha e da Internacional Socialista”, foi uma importante militante feminista da região Cariri cearense, a professora Claudia Rejane.

Foi assim, no final da tarde do sábado, do dia 18, que mulheres e homens sentaram em uma pequena Praça na cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceará, embaixo de uma grande árvore e rodeadas por flores, que conhecemos e revisitamos, para quem já conhecia, a vida e o pensamento da camarada Clara Zetkin.

Nascida em 1857 na Alemanha, podemos dizer que foi uma mulher situada em seu tempo e pensando no futuro das mulheres. Em 1878 integrando o círculo de estudantes revolucionários russos, se formou professora. Em 1889, militando no movimento socialista, criou o Jornal “A Igualdade” em seu retorno para a Alemanha, depois de anos de exílio.

Atividade02

Em 1910, juntamente com a camarada Alexandra Kollontai, durante a II Conferência Internacional das Socialistas, em Copenhage, propuseram a criação do Dia Internacional da Mulher “como uma jornada anual de manifestação pelo direito de voto das mulheres, pela igualdade dos sexos e pelo socialismo”.  Sendo o primeiro Dia Internacional da mulher comemorado em 19 de março de 1911, posteriormente transferido para o dia 8 de março.

Em 1915, organizou a Conferência Internacional Socialista das Mulheres, em Berna, momento em que mulheres dos países envolvidos na primeira guerra mundial declararam “guerra a guerra”. Foi eleita deputada na Alemanha no período de 1919–33, sendo presa no mesmo período em que assistiu a morte de Rosa Luxemburgo, sua companheira de luta e de partido.

Sua principal tese para compreensão da luta feminista da atualidade foi esclarecer que existia uma “imensa diferença entre os participantes do movimento feminino proletário e as feministas burguesas”. Anunciava que a luta pelo voto das mulheres nos unia, mas a situação de exploração vivida pela classe trabalhadora em uma sociedade capitalista diferenciava o lugar e a pauta de luta das mulheres trabalhadoras, que neste contexto eram exploradas pelas mulheres burguesas, como domésticas, como babás, como trabalharas das fábricas dos seus maridos.

Atividade04

Fundou, neste contexto, o que podemos chamar de “Feminismo Operário”, convocando as mulheres trabalhadoras a construirem o socialismo internacional e, principalmente a lutar, dentro do movimento dos trabalhadores para que a mulher tivesse seu espaço na política, na luta e na construção da sociedade livre para homens e mulheres. E anunciava que: “Apenas junto com as mulheres proletárias o socialismo será vitorioso”. Afirmou que só teremos igualdade quando um trabalhador disser: “Minha esposa!”, significando: “camarada de meus ideais, companheira em minhas batalhas e mãe dos meus filhos, para as futuras batalhas”.

Esta mulher recebeu, em 1927, a honraria “Ordem do Estandarte Vermelho” e em 1932, a “Ordem de Lenin”, por seu destaque na educação das crianças e jovens. Sempre estudou a vida das mulheres na vida privada e pública. Discutia com as mulheres sobre sua situação de vida, de trabalho, sua sexualidade, sua relação com a família e seus companheiros. Muitas vezes debateu com Lenin e outros camaradas em defesa do direito da mulher e seu lugar no Partido. Esta mulher morreu aos 75 anos, sem nunca arredar o pé da luta em defesa das mulheres e sua inserção na construção de uma sociedade socialista.

Sua fala, para nós, mulheres trabalhadoras, ainda é atual. Poderia sentar-se conosco hoje, falando para as mulheres do século XXI que lutam para ter o direito a vida, ao trabalho, a política e a ser livre!

Se hoje conquistamos espaço na sociedade atual e podemos nos reunir em praças, nas escolas, em se reconhecer mulher, negra, indígena, lésbica e trabalhadora, reconhecemos que Clara Zetkin, Alexandra Kollontai, Rosa Luxemburgo e muitas, ao longo da história, ainda vivem no nosso pensamento, na nossa fala e na nossa luta!

Fotos: Edson Xavier.