Mulheres ocupam prédio do INSS contra Reforma da Previdência, no Rio de Janeiro

Da Redação

Sede do INSS, na Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, recebeu uma ocupação simbólica de mulheres estudantes e trabalhadoras. A ação foi organizada pela Frente Povo Sem Medo, pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior, o Andes e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRJ. Em diversos locais do país as sedes do INSS também foram ocupadas.

Após um debate na Candelária, com o tema “Mulheres e a Reforma da Previdência”, que teve a participação das professoras Juliana Fiuza e Sara Grandeman, as mulheres se dirigiram até o prédio do INSS, onde realizaram um jogral com o intuito de demonstrar que são as mulheres as que mais irão sofrer caso seja aprovado o projeto de reforma proposto pelo presidente Michel Temer (PMDB).

“Foi uma ocupação feminista. Essa reforma atingirá especialmente as mulheres. Viemos dizer que depois de um 8 de março vitorioso, estamos ainda mais fortalecidas para não aceitar retrocessos”, explicou a estudante de serviço social Clara Saraiva.

IMG_79821
Caixão simbolizou morte da Previdência

Como parte da ação, as mulheres levaram um caixão para simbolizar a possível futura Previdência como uma funerária, “pois o Temer quer que trabalhemos até morrer”, segundo explicaram.

A iniciativa ganhou a solidariedade dos presentes. Alguns trabalhadores cantaram juntos algumas músicas contra o projeto. Outros, testemunharam seus casos particulares. Um trabalhador afirmou que entrou no mercado de trabalho aos 17 anos e, por isso, de acordo com a reforma de Temer, não poderia se aposentar.

Após o ato, as mulheres se dirigiram à Candelária, onde participarão da manifestação unitária contra a Reforma da Previdência, que irá percorrer a Presidente Vargas em direção à Central do Brasil.

IMG_79741
Ação foi organizada por mulheres